Notícias

Pesquisadora lança livro sobre desenvolvimento local e turismo religioso em Natividade

A obra apresenta um debate sobre o papel da comunidade para o desenvolvimento local por meio das festas religiosas e o turismo na região.

O livro Desenvolvimento local, turismo e religiosidade vai a fundo na identidade religiosa atribuída à cidade de Natividade.
Foto: Divulgação

Em sua segunda obra envolvendo as festas religiosas celebradas em Natividade e região, a pesquisadora e jornalista, Poliana Macedo, traz em seu novo livro um debate sobre o desenvolvimento local por meio das manifestações culturais, religiosas e identitárias dessa cidade histórica.

O livro Desenvolvimento local, turismo e religiosidade vai a fundo na identidade religiosa atribuída à cidade de Natividade, que demarca um conjunto de práticas e manifestações que podem orientar um modelo de desenvolvimento local, no qual as festas religiosas adquirem centralidade. A obra é publicada pela Editora Appris e já está disponível para aquisição nas principais plataformas de e-commerce, como AmazonMercado LivreMagazine Luiza e demais.

Livro Desenvolvimento local, turismo e religiosidade

 

“Este livro traz os agenciamentos em torno da Festa do Divino Espírito Santo e da Romaria do Senhor do Bonfim, em que não se tratará de sujeitos ou instituições, mas sim de reconhecer os projetos e quem são os atores envolvidos neles. A identificação desses agenciamentos, que podem ser individuais, em grupos ou por associações, em torno de um projeto de turismo religioso para a cidade é fundamental para entender os processos que ocorreram ou ocorrem em Natividade”, ressalta a autora.

Natividade

Em Natividade, cidade histórica da região sudeste do Tocantins, todos que vivenciam essas festas estão organizados sob uma lógica de compromissos identitários, que assumem consigo mesmos e com a comunidade. “As festas religiosas de Natividade são ricas de significado, e as muitas pessoas envolvidas são motivadas a estar ali independentemente da estrutura ou dos serviços oferecidos durante essa estada, pois, quando se fala de religiosidade, adentra-se o território talvez mais particular e esotérico do ser humano, que é a fé”, pontua a autora.

A obra é resultado de 20 anos de pesquisas científicas na cidade de Natividade, bem como demais obras da autora como o e-book gratuito A Festa do Divino Espírito Santo: memória, história e religiosidade em Natividade-TO, além de capítulos de livros em demais obras tocantinenses e artigos científicos sobre a temática.

Conheça a autora!

Poliana Macedo

Tocantinense, pesquisadora e professora nos cursos de Comunicação, Administração, Marketing e Publicidade, e na pós-graduação, Poliana Macedo de Sousa é Doutora em Desenvolvimento Regional; com bacharelado em Comunicação Social e em Administração. Tem publicações no formato de livros, coletâneas, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de: estudos culturais, políticas públicas, memória, patrimônio, turismo, marketing e comunicação.