Na manhã desta quarta-feira (26), os pesquisadores José Neuman Miranda de Oliveira e Fabrícia Rocha Chaves Miotto receberam o Prêmio Hilton Japiassú, nas categorias Pesquisador Sênior e Jovem Pesquisador, respectivamente. O prêmio é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

José Neuman é professor no curso de Zootecnia, no Câmpus de Araguaína, e dividiu os méritos com os estudantes. "O prêmio só acontece pela colaboração dos alunos de graduação, mestrado e doutorado". Ele acrescentou que os programas de iniciação científica são a mola mestra para o desenvolvimento da pesquisa e ciência na universidade.

Fabrícia Miotto também é professora de Zootecnia e se disse orgulhosa por ser egressa do curso. "Eu me descobri nessa instituição. Como ex-aluna, como pessoa do Tocantins, eu sinto que a minha função vem se potencializando aqui dentro. Quem faz a universidade são as pessoas. Nós vamos passar, mas a instituição fica e é importante para o desenvolvimento do Tocantins". Além da graduação, Fabrícia cursou o primeiro mestrado da UFT: Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Sanzio, disse que espera que os professores sejam cada vez mais reconhecidos e incentivados a fazer pesquisas e orientar os estudantes. "O prêmio é uma forma de prestigiar e incentivar os pesquisadores da UFT. É interessante que o prêmio reconhece não apenas os pesquisadores de carreiras mais consolidadas, mas também os professores mais jovens, a fim de incentivá-los nessa difícil missão que é fazer pesquisa".

Prêmio Hilton Japiassú

O nome da premiação é uma homenagem a Hilton Japiassú, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas que passou parte da infância e adolescência em Porto Nacional (TO). Hoje é considerado como um dos nomes mais importantes na área de epistemologia das Ciências Humanas no Brasil.

A categoria Jovem Pesquisador é para professores que sejam pesquisadores há menos de cinco anos, enquanto a categoria Pesquisador Sênior premia professores que sejam doutores há mais de cinco anos.