PM durante operação Eleições 2020 em Ponte Alta
Foto: Divulgação/PM

A Operação Eleições 2020 da Polícia Militar empregou 1.650 militares nos 139 municípios tocantinenses. De acordo com o balanço parcial, a operação ocorre dentro da normalidade, com algumas ocorrências pontuais.

Em São Bento, um ônibus de turismo foi apreendido por transporte ilegal de eleitores. Segundo a PM, durante a abordagem ao veículo não havia mais nenhum passageiro, mas foi encontrada uma lista com nomes de eleitores do município que foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral.

Farra de combustível

Outras duas ocorrências da PM envolveram armazenamento ilegal e distribuição de combustíveis. Em Palmeiras do Tocantins, na BR-226, um fazendeiro foi atuado por pelo crime ambiental de armazenar substâncias tóxicas em desacordo com as exigências legais.

Na fazenda dele foram encontrados 449 litros de gasolina e 110 litros de óleo diesel. Conforme a PM, o combustível estava sendo distribuído irregularmente durante uma carreata política. Em Muricilândia, um homem também foi detido por transporte ilegal de combustível com 270 litros de gasolina.

Desacato

Em Monte do Carmo, um jovem de 23 anos foi autuado por Desacato e Desobediência/Descumprimento de Instrução da Justiça Eleitoral durante uma abordagem policial.

Em Monte Santo, uma coligação partidária foi multada por aglomeração e aglutinação de pessoas e veículos sendo enquadrada no crime de Desobediência a decisão judicial sobre perda de direito. Um casal foi detido em Dianópolis por desobediência e dirigir inabilitado gerando perigo ou dano durante uma carreata política.

Ainda conforme a Secretaria de Operação Integrada, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram registrados ainda crimes eleitorais como compra de votos, concentração de eleitores, desobediência às ordens da Justiça Eleitoral e transporte de eleitores.

Ação da PM

Para o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, mais uma vez a PM cumpre seu papel, por meio do empenho dos policiais militares empregados na operação, de manter a ordem e proporcionar tranquilidade e segurança durante este pleito eleitoral.

“Os cidadãos tocantinenses também estão fazendo sua parte respeitando a legislação eleitoral, de modo que, apesar de alguns registros pontuais de ocorrências, as eleições 2020 ocorrem de forma tranquila em todo estado” pontuou o coronel.