Notícias

PM desmente boato sobre maníaco que estaria raptando crianças em Araguaína

Mensagem falsa é compartilhada nas redes sociais e no aplicativo WhatsApp.

Em nota, 2ºBPM esclareceu que não visitou escolas para comentar sobre o caso.
Foto: Reprodução/Instagram PM-TO

A Polícia Militar desmentiu nesta terça-feira (22) o boato que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp sobre a suposta atuação de um maníaco em um carro que estaria raptando crianças em Araguaína. A informação falsa ganhou força nesta semana e gerou preocupação aos pais.

O boato vem sendo compartilhado em formato de texto e áudio. Aponta que o maníaco estaria em um carro preto abordando crianças perto de escolas, convidando-as a entrarem no veículo. Diz ainda que a PM estaria visitando escolas alertando sobre a ação do suposto maníaco.

Contudo, a informação não procede. Em nota de esclarecimento, o 2ºBPM informou que não recebeu qualquer comunicação formal, via 190, sobre o suposto indivíduo.

A PM também esclareceu que não esteve visitando escolas em Araguaína para falar a respeito do referido caso. “A unidade militar só tomou conhecimento do caso citado por meio de áudios, que circularam nas redes sociais, dando conta de que haveria um suposto indivíduo em um veículo abordando crianças em alguns setores da cidade de Araguaína”.

No intuito de verificar a veracidade dos fatos, guarnições da polícia militar intensificaram o patrulhamento nos bairros e não localizaram nenhum suspeito. Por outro lado, ressalta-se que houve registro de ocorrência referente ao suposto fato realizado diretamente na Delegacia da Polícia Civil.

O comandante do 2ºBPM, tenente coronel Valdeonne Dias da Silva orientou que caso qualquer cidadão se depare com uma situação incomum ou com indício de ilegalidade, que informe à polícia.

“O batalhão reforça ainda que pais e responsáveis devem sempre orientar suas crianças a evitar contato com pessoas estranhas e, nesse sentido, a instituição se coloca à disposição da comunidade no intuito de garantir a segurança e a integridade de todos os cidadãos”. Aconselhou o comandante.  

Veja a íntegra da nota

"NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O 2º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins vem a público esclarecer notícias que circulam nas redes sociais envolvendo suposto caso de um indivíduo em um carro abordando crianças nas ruas da cidade de Araguaína. 
 

A Corporação informa que até o presente momento não recebeu nenhuma comunicação formal, via 190 ou outro meio, acerca de um suposto indivíduo, do sexo masculino, em um carro, abordando crianças e as convidando para entrar no referido veículo. Nesse contexto, não procede a informação de que a Polícia Militar esteve visitando escolas em Araguaína para falar a respeito do referido caso.

A unidade militar só tomou conhecimento do caso citado por meio de áudios, que circularam nas redes sociais, dando conta de que haveria um suposto indivíduo em um veículo abordando crianças em alguns setores da cidade de Araguaína. E no intuito de verificar a veracidade dos fatos, as guarnições intensificaram patrulhamento e realizaram abordagens nos setores citados, no entanto, nenhum suspeito com o veículo mencionado foi localizado. Por outro lado, ressalta-se que houve registro de ocorrência referente ao suposto fato realizado diretamente na Delegacia da Polícia Civil.
 

Dessa forma, o Comando do 2º BPM orienta que caso qualquer cidadão se depare com uma situação incomum ou com indício de ilegalidade, tal fato seja repassado de imediato à central da PM, via 190, para que providências legais sejam tomadas. O batalhão reforça ainda que pais e responsáveis devem sempre orientar suas crianças a evitar contato com pessoas estranhas e, nesse sentido, a instituição se coloca à disposição da comunidade no intuito de garantir a segurança e a integridade de todos os cidadãos. 

Quartel do 2º BPM em Araguaína-TO, aos 21 de setembro de 2021.

Valdeonne Dias da Silva - Ten Cel QOPM
Comandante do 2º BPM"