Ação Policial

PM recuperou 117 veículos e fez mais de 200 prisões no 1º trimestre em Araguaína

O comandante do 2º BPM, tenente coronel Valdeone Dias da Silva, destacou o empenho de cada militar.

Balanço do 1º trimestre de 2020
Foto: Divulgação/2º BPM de Araguaína

Um balanço divulgado pelo 2º BPM mostra o resultado do trabalho da Polícia Militar nos três primeiros meses de 2020. Entre janeiro e março, a PM realizou 14 operações, 226 prisões e apreendeu 26 armas de fogo em Araguaína. Os dados também mostram que a PM recuperou 117 veículos (carros e motos) no primeiro trimestre deste ano.

Já no período entre 1º de janeiro e  09 de abril a PM registrou 138 ocorrências de furtos ou roubos de motos, segundo relatório que o AN teve acesso. E neste mesmo período a Polícia Militar conseguiu recuperar 108 motos, o que representa índice de 78, 3%. A Polícia Militar também recuperou 8 chassis de motos, mas estes não entram nos dados estatiticos.

Em janeiro foram 39 furtos ou roubos de motos e 31 recuperações.  No mês de fevereiro o número de ocorrências chegou a 41 e destas 34 foram recuperadas. Já março foi o mês com maior indíce de furto e roubo de motos em Araguaína. Foram 54 ocorrências e 37 recuperações.  Nos primeiros 9 dias de abril houve 4 ocorrências da mesma natureza com motos e 6 delas já foram recuperadas.

O comandante do 2º BPM, tenente coronel Valdeonne Dias da Silva, explicou que o grande número de veículos recuperados é fruto de intenso trabalho da PM, com ajuda da sociedade. Também destacou o empenho de cada militar que fica atento a qualquer suspeita durante os patrulhamentos nas ruas de Araguaína.

-São veículos que a PM recuperou durante patrulhamento, operações. Algumas dessas recuperações são fruto da ação otimizada da sociedade, que liga, passa informação e a gente vai e localiza o veículo. Alguns casos é o próprio patrulhamento do policial, que localiza. [A PM] tem uma relação com todas as placas de veículos roubados e [o militar] já sai na rua tentando localiza. Esclareceu o comandante.

Também explicou que a “dinâmica” desde a localização do veículo furtado até a restituição ao legítimo dono.

-Chama a perícia, que (...) vai ao local do fato. (...) A gente faz a entrega formal na Delegacia e, na maioria das vezes, aciona a vítima. E posterior a Polícia Civil faz a restituição. Essa dinâmica é assim que funciona. Finalizou  Valdeone.