Oportunidades

PM-TO muda edital e provas do concurso serão realizadas em 20 cidades

Inicialmente as provas seriam realizadas em apenas cinco municípios.

Concurso da Polícia Militar do Tocantins.
Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Tocantins publicou nesta quinta-feira (27) mudanças no edital do concurso público para os quadros da corporação no que diz respeito aos locais de provas. O número de cidades que vão receber a primeira fase das avaliações subiu das cinco inicialmente previstas (Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi e Palmas) para 20 ao todo, incluindo um local de aplicação fora do Tocantins.

As provas seguem previstas para o dia 6 de junho de 2021, com início às 13h. Os candidatos poderão consultar o próprio local de prova a partir do dia 1º de junho, no site do Cebraspe. O edital informa que a cidade em que o candidato vai prestar o concurso pode não ser a mesma escolhida por ele no momento da inscrição.

 

O local de prova que fica fora do Tocantins é em Brasília. Há um item do edital que prevê que "havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades".

 

O documento está disponível na íntegra a partir da página 3 do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (27). Além da lista de cidades, o texto tem ainda as regras que todos deverão seguir no dia das provas para prevenção ao coronavírus e a relação de itens que são proibidos nos locais de prova.

O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais.

 

Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Por causa da pandemia, as provas já foram adiadas duas vezes. Este concurso está sendo refeito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.

 

Veja as cidades que terão provas do concurso

  1. Araguaína
  2. Araguatins
  3. Augustinópolis
  4. Axixá do Tocantins
  5. Esperantina
  6. Ananás
  7. Arraias
  8. Dianópolis
  9. Natividade
  10. Paranã
  11. Taguatinga
  12. Gurupi
  13. Palmas
  14. Guaraí
  15. Miracema do Tocantins
  16. Miranorte
  17. Paraíso do Tocantins
  18. Pedro Afonso
  19. Porto Nacional
  20. Brasília (DF)