Representantes de vários setores da comunidade participaram durante toda a última terça-feira, 23, de um seminário que apresentou o diagnóstico do setor habitacional, definiu diretrizes, metas e indicadores para o planejamento habitacional no Município de Araguaína. O evento, que também apresentou um diagnóstico da situação habitacional da cidade, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
 
Durante o seminário, os participantes tiveram a oportunidade de participar das discussões. “Descobri um pouco da história do Município, o processo de povoamento e crescimento e que Araguaína é um polo, onde atende muitos outros municípios. Por isso, percebemos que a cidade cresce bastante”, comentou o presidente do bairro Morada do Sol, Luís Guimarães.
 
Plano Local de Habitação de Interesse Social 
Durante o seminário, a assistente social da empresa Aldeia Arquitetura, Poliana Lopes, apresentou o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que tem como principal objetivo conhecer a situação habitacional em Araguaína.
 
“As estratégias para o combate do déficit habitacional e como projetar as demandas futuras, estão dento do plano. Daí, a importância de toda a comunidade e vários segmentos da sociedade participar das discussões”, explicou.
 
O arquiteto Lúcio Cavalcante disse que é importante a participação da comunidade. “Discutimos a organização institucional do Município, focando principalmente na área habitacional, verificando como está o planejamento local do setor habitacional. Um dos objetivos é o planejamento das demandas futuras”, frisou.