Notícias

Pontes de Xambioá e Estreito serão inauguradas ainda em 2025, segundo ministro dos Transportes

Ligação entre Tocantins e Pará deve ter trânsito liberado nos próximos dias; já na divisa entre Maranhão e Tocantins, tráfego será restabelecido no fim de dezembro

Ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA)
Foto: Gov.br

Em agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor de Infraestrutura de Transportes do DNIT, Fábio Nunes, visitou duas importantes obras da autarquia na última semana: a construção das Obras de Arte Especiais (OAEs) entre os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) e entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

Com previsão de entrega à população ainda para novembro, a ponte na divisa do Tocantins com o Pará, na BR-153, está em fase final da construção dos acessos à estrutura e é considerada um marco histórico para a integração entre os dois estados. A finalização do empreendimento tem sido prioridade para o DNIT, que considera fundamental dar mais agilidade e reduzir os custos do transporte de quem precisa fazer a travessia, ainda realizada por balsas.

"Essa rota é um corredor logístico importantíssimo para essa região e a ponte é fundamental para que os veículos que passam por aqui reduzam seu tempo de viagem e percam a dependência das balsas. A liberação do tráfego na estrutura dará mais mobilidade à população e fomentará o desenvolvimento econômico do Tocantins e do Pará", disse Fábio.

A primeira etapa da obra, que contemplou a construção da estrutura principal da ponte, já foi concluída. Atualmente, as equipes do DNIT trabalham na execução dos aterros de encabeçamento e na ligação da ponte ao leito estradal existente. O investimento federal, por meio do Novo PAC, é de R$ 28 milhões.

A agenda fez parte da Rota COP30, caravana do Ministério dos Transportes que levou o ministro Renan Filho de Brasília a Belém, apenas por transporte terrestre.

A equipe também fez uma visita à construção da nova ponte que ligará Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), na BR-226, uma das obras mais emblemáticas do DNIT em 2025, principalmente pela segurança e o compromisso empregados ao empreendimento, que será entregue em dezembro, um ano após o colapso da estrutura antiga.

Construção da nova estrutura entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO)

Foto: Ramila/AN

Com mais de 80% de avanço, a obra recebe R$171 milhões em investimentos do Governo Federal, e está sendo erguida com o método de balanço sucessivo, técnica utilizada em grandes vãos, quando não é possível adotar escoramentos convencionais. A nova ponte restabelecerá a ligação plena da rodovia, eixo estratégico para o transporte de cargas e passageiros entre o Norte e o restante do país.

Obra está com mais de 80% de avanço

"Essa obra é um marco importante para a engenharia brasileira, dado o tamanho do empreendimento e a agilidade em que ele está acontecendo. Estamos dando o máximo que podemos para restabelecer o fluxo da região o mais rápido possível", pontuou Fábio.

A construção da nova estrutura está acontecendo em três turnos de trabalho, que funcionam 24h por dia. Tudo para viabilizar a entrega da nova ponte ainda em dezembro.

Ordem de Serviço e estudo para federalização

Ainda na agenda, na sexta-feira (07), foi assinada a ordem de serviço para a nova etapa de construção da Travessia Urbana de Imperatriz/MA, entre o km 250,8 e o km 260,8 da BR-010/MA. Cerca de um milhão de pessoas serão beneficiadas com o empreendimento que prevê a implantação de vias laterais, construção de viadutos e pontes, recuperação/reforço/alargamento de Obras de Arte Especiais (OAE).

Assinatura de OS em Imperatriz/MA

Na quarta-feira (05), foi assinada a autorização para a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para a federalização da rodovia TO-080, no trecho entre Paraíso do Tocantins e Palmas. A medida marca o início de um processo que poderá transformar o eixo logístico que liga a BR-010 à BR-153, promovendo mais integração e desenvolvimento para o estado.