Entretenimento

Por que não deixar o cachorro dormir em sua cama?

Apesar de parecer uma boa ideia, dormir com seu pet pode trazer alguns problemas de saúde e até de comportamento

O ideal é que o pet tenha seu próprio espaço de descanso.
Foto: Divulgação

Eles são fofinhos, amorosos, nos fazem companhia, dão amor, atenção e não escondem a felicidade quando nos veem. A relação com os pets é tão forte que muitos donos não querem ficar longe deles nem nos momentos de descanso, permitindo que seus cães os façam companhia na cama.

No entanto, para garantir um sono tranquilo, evitar o risco de algumas doenças e até mudanças comportamentais no cãozinho, o ideal é que ele tenha seu próprio espaço de descanso!

Ciúme de você

Você acha que cãezinhos que dormem com seus donos sentem-se mais amados? A impressão até pode ser essa, mas a realidade é que esse excesso de contato pode gerar comportamentos possessivos, insegurança e muito ciúmes nos pets.

Caso seja necessária uma separação temporária, a ansiedade também é maior nos cães acostumados a dormir com seus tutores. Viagens ou situações imprevistas, como uma internação, podem deixar o animal extremamente ansioso e solitário, com dificuldade para dormir, comer e comportar-se.

Alguns donos começam a dormir com seus bichinhos quando são solteiros, por exemplo, e, ao entrar em um relacionamento, sentem muita dificuldade em manter o animal na cama junto à pessoa amada.

Os pets, acostumados com a “exclusividade” do espaço, tornam-se ciumentos e não aceitam dividir o local com mais uma pessoa, rosnando e, em alguns casos, fazendo xixi nos lençóis para marcar território. Além disso, a presença do cachorro pode atrapalhar a intimidade dos casais.

Alergias

Os donos de cachorros que soltam pelos com facilidade sabem a dificuldade de manter a casa limpa. Agora, imagine como seria dormir em lençóis e travesseiros lotados de pelos.

Além de incômodo, os ácaros da pelagem podem provocar sérias alergias ao ficarem em contato tão próximo com os humanos durante muitas horas todas as noites. Pessoas com rinite, idosos e crianças devem ficar ainda mais atentos a este fato.

Higiene

Nem sempre os pets estarão limpinhos e cheirosos. Após um dia divertido em um parque ou praça, os bichinhos voltam para casa cheios de alegria, mas também com inúmeros germes e fungos, podendo trazer as indesejáveis pulgas ou carrapatos. Logo, você não vai querer que eles cheguem até sua cama também, certo?

As patinhas dos cachorros ainda acumulam sujeira do chão ou da rua e, mesmo limpando-as, sempre há o risco de resquícios dessas impurezas permaneceram lá e, consequentemente, na sua cama.

Qualidade do sono

Outro ponto negativo para a presença do pet na cama é a interferência na qualidade do sono. Pets agitados roncam, latem e se mexem muito, acordando seus donos várias vezes durante a noite. Alguns precisam fazer suas necessidades no período noturno, subindo e descendo da cama por diversas vezes, atrapalhando a noite de sono de quem os acompanha.

A temperatura também pode atrapalhar o descanso. No inverno, é uma delícia dormir com uma “bolinha de pelo” ao lado, mas e no verão? Não é porque os termômetros subiram que seu pet vai deixar de querer dormir com você, então, imagine o calor!

Pequenos acidentes

O fato de ter o animalzinho ao lado, faz com que muita gente fique preocupada com os movimentos noturnos. O medo de amassar, chutar ou derrubar o bichinho não permite que a pessoa relaxe e chegue no estado profundo do sono.

Essa preocupação, infelizmente, faz sentido — acidentes como esse são mais comuns do que pensamos, machucando os bichinhos, além de causar tristeza e culpa nos tutores.

Em alguns casos, quem sai machucado são os humanos, pois, no escuro, os animais não conseguem distinguir de onde está vindo a ameaça do movimento e se defendem mordendo ou arranhando o corpo estranho que veio em sua direção.

De toda forma, se você não abre mão de ter seu animalzinho por perto, compre uma casinha confortável, coloque no seu quarto e tenha uma boa noite de sono!