Em três ilhas poderão ser usadas somente estruturas móveis, como tenda e guarda-sol durante
Foto: Marcos Sandes/Ascom

 
As ilhas e praias do Garimpinho, tradicionalmente utilizadas para o turismo e lazer, principalmente em julho, foram demarcadas pela Secretaria do Meio Ambiente para uso mais consciente e seguro do local. A nova regulamentação está na Portaria nº 15, publicada na Diário Oficial de Araguaína dessa quarta-feira, 8.
 
Ficou estabelecido que nas ilhas das Gaivotas, dos Porcos e dos Mosquitos serão admitidas apenas estruturas móveis e pequenas, do tipo tenda e guarda-sol, as quais deverão ser montadas e desmontadas no mesmo dia. Além disso, devem manter distância mínima de 30 metros a serem conferidas e demarcadas pelos fiscais do Município.
 
O distanciamento de 30 metros também vale para as demais ilhas e praias, onde serão permitidos pequenos acampamentos familiares. “Estamos tomando todas as medidas para evitar a aglomeração e garantir a segurança dos visitantes e também dos moradores. As equipes ambientais estão fazendo o cadastro dos acampamentos na descida para praia, como em todos os anos”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Júnior Marzola.
 
Mais regras
A Portaria nº 15 complementa as regras já estabelecidas no Decreto nº 228, publicado no Diário Oficial do dia 3 de julho. É exigido que as pessoas que passarem pelo lugar terão a responsabilidade de cuidar da limpeza e da correta destinação dos resíduos gerados. 

O decreto inclui também a utilização de objetos sonoros, sendo aceitável somente o uso de equipamentos de som, cujo volume não ultrapasse o ambiente ocupado. Ainda é proibida a pesca e caça predatória.