Quem está aproveitando as férias de janeiro no Tocantins e procura um lugar para relaxar, se refrescar e curtir a natureza tem boas opções sem precisar esperar a temporada de julho. As praias permanentes de rio e lago, que funcionam o ano inteiro, são alternativas acessíveis e cada vez mais procuradas por moradores e turistas.
Com estrutura fixa, áreas para banho, quiosques, restaurantes e espaços para lazer, essas praias se tornam uma boa pedida para famílias, grupos de amigos e visitantes que buscam descanso ou diversão durante o recesso escolar.
Veja algumas praias permanentes no Tocantins
Entre os principais destinos estão:
- Praia de Porto Real, em Porto Nacional;
- Em Palmas: Praia da Graciosa, Praia do Caju, Praia das Arnos e Praia do Prata;
Praia do Segredo, em Lajeado.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro, destaca que as praias representam um dos principais produtos turísticos do estado e têm papel estratégico também fora da temporada.
“As praias do Tocantins são espaços de lazer, convivência e valorização dos nossos recursos naturais. Mesmo fora da temporada, as praias permanentes oferecem estrutura, segurança e serviços que permitem seu aproveitamento ao longo de todo o ano, especialmente no período de férias de janeiro”, salienta a secretária.
Praias impulsionam turismo durante as férias A temporada de praias do Tocantins, tradicionalmente realizada no mês de julho, é um produto turístico consolidado, com forte adesão popular e investimentos do Governo do Tocantins na estruturação das praias temporárias, na promoção dos destinos e na articulação com os municípios para garantir organização, segurança e programação cultural e esportiva.
Opção que também movimenta a economia

“Elas estimulam diretamente o comércio, os serviços e o turismo, gerando oportunidades para bares, restaurantes, quiosques, ambulantes, artesãos, meios de hospedagem e prestadores de serviços. Em cidades como Palmas, por exemplo, as praias permanentes se consolidaram como atrativos urbanos estratégicos, que fomentam o comércio formal e também o informal, ampliando a circulação de pessoas, fortalecendo pequenos empreendedores e gerando renda para muitas famílias”, explica o gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo do Vale.


