
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO) reitera aos usuários que informações sobre veículos, documentos e taxas podem ser acessados remotamente (on-line) através da área de serviços no site do órgão no endereço eletrônico https://www.to.gov.br/detran ou pelo link: https://www.to.gov.br/detran/veiculos.
Por meio da internet, os usuários dispõem da possibilidade de realizar, facilmente, uma consulta detalhada sobre um veículo, com acesso a informações sobre licenciamento, débitos, infrações, além de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e).
O acesso pode ser feito pela página inicial do site, por meio do Portal de Serviços, no item Consultas de Veículos, Emissão de Boletos e CRLV-e, logo abaixo da categoria notícias, ou diretamente pelo link: https://www.to.gov.br/detran/veiculos. .
O diretor técnico do DETRAN/TO, Luã Henrique Ferreira, explica que o proprietário, que estiver com licenciamento e taxas quitadas de seu veículo, poderá acessar, sem dificuldade, o CRLV-e através da internet, sem a necessidade de se dirigir a uma das unidades do órgão. “Para acessar os dados ou emitir o documento, o usuário precisa informar a placa do veículo, Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), CPF ou CNPJ do proprietário e não possuir débitos, como por exemplo multas e taxas administrativas”, completou.
O prazo para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2021 se encerra nesta sexta-feira, 15. A comprovação do pagamento do IPVA é uma exigência para a emissão do CRLV-e, tanto físico como eletrônico.
Caso exista alguma pendencia (débitos ou restrições) o proprietário do veículo não conseguirá emitir o documento e, deverá neste caso, agendar seu atendimento presencial e fazer a regularização e consequentemente a emissão do CRLV-e.
O DETRAN/TO inovou e desde o início da pandemia, disponibilizou um serviço de agendamento eletrônico para facilitar e manter o atendimento presencial, sem penalizar os usuários, evitando filas e aglomerações, acesso pelo site www.to.gov.br/detran.