Prefeito, vice e vereadores eleitos em Araguaína.
Foto: Fotos Divulgação/Edição AN

Prefeito, vice, vereadores eleitos e os primeiros e segundos suplentes do pleito municipal de 2024 em Araguaína serão diplomados nesta terça-feira (17), pela 1ª Zona Eleitoral. A cerimônia está marcada para logo mais às 19h, no auditório do Fórum.

Entre os que receberão o diploma, está o prefeito reeleito Wagner Rodrigues (UNIÃO), que obteve 73.158 votos (78,38% dos votos válidos) no primeiro turno e o vice-prefeito eleito Israel Guimarães (MDB), além dos 19 vereadores e suplentes. 

Dos 19 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028, 10 foram reeleitos, e não há mulheres entre os eleitos.

A sessão será presidida pelo juiz titular da 1ª Zona Eleitoral, Deusamar Alves Bezerra.

Confira o perfil dos eleitos

Quem é Wagner Rodrigues

Wagner Rodrigues tem 48 anos, é casado, pai de quatro filhos, formado em pedagogia,  especialista em Marketing de Negócios e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de prefeito.

O vice-prefeito eleito em Araguaína é Israel Guimarães, do MDB, que tem 39 anos.

Vereadores para a legislatura 2025-2028

Abaixo, apresentamos o perfil de cada vereador, incluindo nome de urna, partido, idade, estado civil, escolaridade, profissão e as principais bandeiras defendidas.

Diego da Apaa (MDB)

 

Diego Saraiva Pires, 32 anos, disputou sua primeira eleição, sendo eleito com 1.805 votos. É casado, declara à Justiça Eleitoral ter ensino médio. Traz como bandeira a proteção animal e políticas de bem-estar para animais de rua. Está à frente da Associação de Proteção dos Animais de Araguaína, que atua no resgate de animais, adoção, conscientização contra maus-tratos e castração.

Enoque Neto (Republicanos) 

.

 

Enoque Neto Rocha de Souza, 40 anos, foi eleito para seu terceiro mandato consecutivo desta vez com 1.787 votos. É casado, pai de duas filhas e declara à Justiça Eleitoral ter ensino médio. Enoque é conhecedor do esporte amador da cidade de Araguaína e região, apoiando e organizando diversos campeonatos. Chegou a se licenciar do cargo de vereador  para assumir a superintendência de Esportes, Juventude e Lazer da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude do Estado do Tocantins.

Flávio Cabanhas (PDT)

Flávio Cabanhas

 

Flávio Gomes da Silva, 48 anos, foi eleito para seu segundo mandato, com 1.529 votos. É casado, declara à Justiça Eleitoral ter ensino médio e ocupação de eletricista. Durante o mandato chegou a licenciar para assumir o cargo de secretário executivo dos Esportes e Juventude do Tocantins.

Gideon Soares (PL)

Gideon Soares

Gideon da Silva Soares, 54 anos, já disputou seis eleições e vai para seu quinto mandato. Na eleição deste ano obteve 2.024 votos. Declara à Justiça Eleitoral ser casado e possuir ensino superior completo. Tem como bandeira a valorização da cultura local e apoio a eventos comunitários.

Israel da Terezona (UNIÃO)

Israel da Terezona

Israel Gomes da Silva, 54 anos, já disputou quatro eleições e foi eleito para seu segundo mandato, com 1.790 votos. Nas eleições de 2020 ficou de suplente, chegou a assumir cargo de vereador, após licença da vereadora Zezé Cardoso. Israel é filho da ex-vereadora Terezona, declara à Justiça Eleitoral ser casado e ter ensino superior.

KAKAZIM (PDT)

Kakazim

 

João Luís de Jesus Fernandes, 53 anos. Disputou sua primeira eleição, sendo eleito com 1.182 votos. É casado e declara a Justiça Eleitoral ser professor de Ensino Médio. Durante sua campanha disse estar pronto e preparado para ajudar a construir uma Araguaína melhor.

 

Lucas Campelo (UNIÃO)


Lucas Campelo

 

Lucas Gomes Pinheiro Neto, 32 anos. Estreante na política, foi o vereador mais votado nesta eleição, com 2.670 votos. É casado, pai de quatro filhos e declara à Justiça Eleitoral ter ensino médio. Lucas vem de família influente na cidade e declara que será um vereador dedicado e atuará com responsabilidade. Tem como bandeira o desenvolvimento econômico e apoio ao empreendedorismo local.

Luciano Santana (PL)

Luciano Santana

 

Luciano Felix Santana Sousa, 41 anos. Já disputou quatro eleições e foi reeleito  para seu terceiro mandato de vereador, com 2.165 votos. Pai de três filhos, graduado em Ciências Contábeis, acredita no lema “Fazer o bem sem olhar a quem”. Defende a democracia e os bons costumes éticos e morais, a boa conduta do homem e os valores cristãos, respeitando a diversidade humana em todos os aspectos.

Major Israel (REPUBLICANOS)

Major Israel

 

Israel Batista Alves de Brito, 54 anos. Disputou sua primeira eleição, sendo eleito com 1.278 votos. Além de militar, é formado em História. Casado, pai de dois filhos, é atuante em projetos sociais e daí surgiu o interesse na política. Em suas redes, defende participação na política para atender as demandas sociais e transformar a vida dos cidadãos.

Marcos Duarte (PSD)

Marcos Duarte

 

Marcos Antonio Duarte Da Silva, 42 anos. Foi reeleito para seu segundo mandato de vereador com 2.647 votos, o segundo vereador mais votado. Casado, empresário e presidente da Câmara Municipal de Araguaína no biênio 2023/2024. Formato em Direito e em Teologia, pós-graduado em Docência Universitária e em Ciências Jurídico-Políticas e também é Mestre em Direito. Tem como bandeiras pautas em prol das famílias, das crianças, mulheres e idosos.

Matheus Mariano (UNIÃO)


Matheus Mariano

 

Matheus Mariano de Sousa, 28 anos, o mais jovem da Casa de Leis. Foi reeleito para seu segundo mandato com 2.315 votos, sendo o quarto mais votado. Cresceu no meio político ao lado de seu pai, o vereador de 5 mandatos Aldair da Costa Sousa (Gipão). Formado em Direito, atua no serviço público desde os 18 anos, com passagens pelo SINE, Procuradoria Geral do Município e FUNAMC. Atualmente é presidente do PODEMOS Jovem Tocantins.

MAX BAROLI (MDB)

Max Baroli

 

Maxcilane Machado Fleury, 41 anos. Já disputou eleições em Palmeirópolis, sua cidade natal, mas foi em Araguaína que conseguiu sua primeira eleição como vereador, com 1.510 votos. Declarou à Justiça Eleitoral ser solteiro e possuir ensino superior completo. É empresário e empreendedor, durante a campanha defendeu política públicas que gerem emprego e renda e ações que melhorem o esporte, cultura, eventos e educação. 

RENATIM ESSE SIM (REPUBLICANOS)

Renatim Esse Sim

 

José Renato Sousa da Silva, 45 anos. Também é estreante na política, sendo eleito com 1.445 votos. Formado em administração, declarou à Justiça Eleitoral ser casado e servidor público estadual. Durante campanha, defendeu atuar no combate à desigualdade social, melhorar a saúde e criar mais oportunidade para todos.

ROBERT DELMONDES ( PRD)

Robert Delmondes

 

Robert Delmondes Barbosa, 32 anos. Já disputou outras eleições para vereador e deputado estadual, inclusive na condição de suplente chegou a exercer o cargo de vereador. Nesta eleição, Robert foi eleito para o primeiro mandato com 1.722 votos. É contador, casado, pai de duas meninas. Em suas redes, disse que o objetivo de seu mandato é gerar oportunidades para vida de cada Araguainense.

TERCILIANO GOMES (UNIÃO)

Terciliano Gomes

Terciliano Gomes Araujo, 49 anos. Já disputou oito eleições, cinco delas ao cargo de vereador de Araguaína, o qual foi eleito para o quarto mandato.  Neste eleição de 2024 foi eleito com 2.492 votos, sendo o terceiro mais votado. Pai, casado, declarou à Justiça Eleitoral ter ensino superior completo.

THIAGO COSTA (MDB)

Thiago Costa

 

Thiago Costa Cunha, 37 anos. Já disputou três eleições e agora foi reeleito para o segundo mandato, com 2.003 votos. À Justiça Eleitoral declarou ser solteiro e possuir ensino superior incompleto. Em seu perfil na Câmara, afirma atuar como prestador de serviços sociais voluntários. Defende o bem-estar social, se descrevendo como fiscalizador das estruturas sociais e da infraestrutura do município.

VILARINDO DO EUCALIPTO (PSD)

Vilarindo

 

Francisco Vilarindo da Silva, 58 anos. Já disputou quatro eleições, sendo agora eleito com 2.018 votos. Declarou à Justiça Eleitoral ser casado, empresário e com ensino médio. Em sua campanha defendeu representar as pessoas mais humildes. Por ser empresário, afirma querer ser uma voz ativa para empresários. Também pretende criar um instituto para cuidar das mulheres e gerar oportunidades.

WILSON CARVALHO (PRD)

Wilson Carvalho

 

Wilson Lucimar Alves Carvalho, 54 anos. Já disputou quatro eleições e agora foi reeleito para o segundo mandato, com 1.256 votos. Advogado, pai de três filhos. Em suas redes, traz como bandeira a saúde mental, apresentando projetos e indicações de ações para atender a crescente demanda de pessoas com transtornos mentais. Também aprovou projetos em prol da Cultura, educação, e das mulheres.

YGOR CORTEZ (PODE)

Ygor Cortez

Ygor Sousa Cortez, 41 anos. Já disputou cinco eleições, sendo duas vezes concorrendo ao cargo de deputado estadual e uma para deputado federal. Agora Ygor foi reeleito e vai para o segundo mandato como vereador, tendo conquistado 1.423 votos. Em sua campanha, defendeu pautas em prol da família, segurança, transparência e respeito ao cidadão araguainense.