
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), divulgou nota nesta quarta-feira (3) em que comenta os desdobramentos da Operação Fames, deflagrada pela Polícia Federal, que resultou no afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Na manifestação, Wagner expressa preocupação com os efeitos políticos da decisão judicial e alerta para o risco de novas instabilidades que podem comprometer o andamento de políticas públicas.
“É com preocupação que observamos os reflexos de mais uma decisão que determina o afastamento do chefe do Executivo estadual, gerando outra onda de instabilidade política que tanto já prejudicou e pode prejudicar o nosso povo”, afirma o prefeito no texto.
O prefeito destacou ainda a importância da manutenção da normalidade administrativa entre Estado e municípios, especialmente em áreas que dependem de repasses e parcerias institucionais. “Esperamos que os novos ocupantes dos cargos de comando do Executivo Estadual hajam com equilíbrio e bom senso neste momento delicado”, acrescenta.
Confira a nota na íntegra
"É com preocupação que observamos os reflexos de mais uma decisão que determina o afastamento do chefe do executivo estadual no Tocantins, gerando outra onda de instabilidade política que tanto já prejudicou e pode prejudicar o nosso povo.
Na condição de prefeito da Capital Econômica do Tocantins, Araguaína, venho a público manifestar o real interesse na preservação das rotinas administrativas que envolvem o Executivo Estadual e municipal, sem prejuízo para políticas públicas que dependam de repasses estaduais, intercâmbios técnicos, convênios e outras parcerias.
Esperamos que os novos ocupantes dos cargos de comando do Executivo Estadual hajam com equilíbrio e bom senso neste momento delicado para preservar a normalidade no que diz respeito às relações institucionais com municípios e outros entes e instituições.
É preciso confiar na Justiça e manter os olhos atentos às necessidades dos tocantinenses que são afetados por estas decisões, incluindo empresas e investidores.
Araguaína estará sempre pronta para contribuir no que for preciso para que o Tocantins se mantenha com os olhos no futuro.
Araguaína, 3 de setembro de 2025
Wagner Rodrigues
Prefeito de Araguaína"