Oportunidades

Prefeitura de Araguaína abre inscrições para programa EpiSUS; veja edital e como se inscrever

Programa pretende desenvolver competências de profissionais da saúde para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde de Araguaína

O processo seletivo terá etapa única de análise documental, considerando formação acadêmica, experiência profissional, além da atuação prévia em atenção primária e vigilância em saúde
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína realiza, no período de 20 janeiro a 2 de fevereiro, as inscrições para o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema único de Saúde (EpiSUS), promovido pela Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Araguaína (ESPA). O Edital do processo seletivo está disponível na edição n°3430 do Diário Oficial do Município.  

O curso é direcionado a trabalhadores do SUS que atuam na linha de frente dos serviços de Vigilância em Saúde e nas Redes de Atenção à Saúde, desenvolvendo atividades de coleta de dados para vigilância, monitoramento, análises e resposta, com o objetivo de captar informações para a melhor gestão das políticas públicas de saúde locais.

O objetivo do curso é a formação em epidemiologia de campo baseado na experiência prática, com uma carga horária teórica de menor proporção em detrimento das atividades de campo, o que resulta na execução de ações nos serviços de saúde pública enquanto os profissionais adquirem ou aprimoram competências. 

“Araguaína tem investido constantemente no aprimoramento dos profissionais da Saúde, este trabalho pretende ampliar a formação em epidemiologia de campo nos níveis fundamental, intermediário e avançado, qualificando nossos servidores para o combate de epidemias, por meio da investigação e resposta a surtos e emergências em saúde pública”, diz a secretária de saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues.

O programa é estruturado e desenvolvido em três níveis de formação: fundamental, intermediário e avançado, com parâmetros, carga horária e currículo integrados, estabelecidos pela Rede Internacional de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções em Saúde Pública.

Dessa forma, o treinamento possibilita ao profissional o desenvolvimento do raciocínio epidemiológico inicial, com ênfase na análise dos dados, ações de detecção, investigação e comunicação escrita e oral em saúde pública, além da formação de uma rede de profissionais treinados em vigilância e epidemiologia básica.

Pré-requisitos e seleção

Os profissionais devem trabalhar em Vigilância Epidemiológica, preferencialmente, nas esferas municipal, estadual ou federal, ter experiência em notificação de doenças, agravos e eventos de interesse em saúde pública e coleta e análise de dados de saúde, possuir noções básicas de informática.

Para participar, o interessado deverá realizar sua inscrição por formulário eletrônico disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU0s9OXNdaSaA67pE8it3bZhpVcgoRnj5Te4qLklAy0ZI_Pg/viewform?usp=publish-editor

O processo seletivo terá etapa única de análise documental, considerando formação acadêmica, experiência profissional, além da atuação prévia em atenção primária e vigilância em saúde. Durante o processo, a coordenação do curso poderá também realizar entrevistas para fins de desempate ou melhor avaliação do perfil. A previsão de início das aulas é para o dia 9 de março.