Oportunidades

Prefeitura de Araguaína abre seletivo para auxiliar de inspeção sanitária com salário de R$ 3.733,14

Inscrições gratuitas poderão ser feitas no período de 24 de abril a 8 de maio, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal da Administração

Os interessados podem acessar o edital do processo no Diário Oficial n° 3258, do dia 23 de abril
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína abre, a partir desta quinta-feira, 24, as inscrições para o processo seletivo simplificado para provimento de duas vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Auxiliar de Inspeção Sanitária, que atuarão dos frigoríficos de Araguaína.

O processo seletivo atende à demanda estabelecida no Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Município e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A seleção abrange profissionais de nível médio, preferencialmente com experiência em inspeção sanitária federal. 

O prazo de validade do certame será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Araguaína, ser prorrogado uma vez por igual período.

Os interessados podem acessar o edital do processo no Diário Oficial n° 3258, do dia 23 de abril, disponível no link: http://diariooficial.araguaina.to.gov.br/ 
 

Quem pode concorrer


Para participar da seleção, o candidato precisa ter nacionalidade brasileira; ter idade igual ou superior a 18 anos na data de convocação; ter nível médio completo; estar em dias com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino).

O candidato não pode ter antecedentes criminais; não pode ter sido condenado por crime contra o Patrimônio, contra a Administração, contra a Fé Pública e contra os Costumes; não pode receber proventos de aposentadoria e nem estar com idade de aposentaria compulsória; ter aptidão física e mental e não ser portador de deficiência física incompatível com o exercício do emprego, comprovada em avaliação realizada por Junta Médica indicada pela Prefeitura do Município de Araguaína.

 
Como participar


A inscrição é gratuita e deve ser feita presencialmente, entre os dias 24 de abril e 8 de maio, em horário comercial, no Protocolo Geral da sede da Secretaria Municipal da Administração, localizada na Rua 25 de Dezembro, n° 307, Centro.

Além de preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar o original de um documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, CNH), currículo e certificado de conclusão do ensino médio.

De acordo com o edital, a solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato de inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos, etc.).
 

Etapas do Processo Seletivo


Após o período de inscrições, está prevista para o dia 13 de maio a divulgação das inscrições e as informações sobre local e horário da prova teórica, classificatória e eliminatória, que será composta por 30 questões, sendo cinco de Língua Portuguesa e 25 específicas. A aplicação da prova teórica está prevista para o dia 18 de maio.

No dia 19 de maio serão divulgados o gabarito e caderno de provas e no dia 22 está prevista a divulgação dos aprovados.

No dia 23 de maio, será realizada a análise curricular, etapa classificatória que consiste na análise de certidão, certificados ou documentos equivalentes que o candidato possui, com pontuação máxima de 50 pontos. Após a análise, será divulgada a lista de classificados. O processo seletivo se encerra em 28 de maio, com a publicação do Resultado Final.
 

Carga horária e remuneração


A carga horária do Auxiliar de Inspeção Sanitária é de 44 horas semanais, em regime de escala definido pelo SIF. A remuneração é de R$ 3.733,14.
 

O que faz o Auxiliar de Inspeção Sanitária?

 

O profissional deverá auxiliar o Médico Veterinário do Serviço de Inspeção Federal (SIF), na inspeção de produtos de origem animal, abrangendo aspectos higiênicos, sanitários e tecnológicos, nos diversos setores da indústria frigorifica de bovinos.

Deve também acompanhar recebimento de animais (gado) e conferência das documentações correspondentes; realizar acompanhamento das atividades dos diversos setores de produção; realizar registros auditáveis em planilhas oficiais durante as atividades de produção da empresa;; encaminhar os animais suspeitos de doenças consideradas de risco a saúde pública ao Departamento de Inspeção Final (DIF) do frigorifico para posterior liberação pelo MVO (Médico Veterinário Oficial), entre outras atividades previstas no edital.