Campanha comemora o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo (LER)
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína está realizando, durante toda a semana de 24 a 28 de fevereiro, uma série de atividades direcionadas aos servidores do Município com o objetivo de reforçar sobre a importância sobre os cuidados contra as lesões por esforços repetitivos no trabalho.

A campanha foi idealizada em referência ao Dia Internacional de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), comemorado no dia 28.

O trabalho educativo realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Araguaína está sendo executado em diversas secretarias do Município, oferecendo orientação de profissionais de fisioterapia e educação física, sobre os cuidados na realização das atividades e a importância da prevenção às lesões.

“O objetivo do trabalho realizado com os servidores é alertar a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra as lesões associadas à repetição de movimentos. Os trabalhadores participam de palestras educativas e recebem orientações sobre a postura adequada na realização do trabalho, exercícios de alongamento e a importância do uso dos equipamentos de proteção individual que cada atividade exige”, explica Lilaléa Alves Farias, diretora do Cerest Regional de Araguaína.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araguaína, os profissionais da área da saúde também receberam a visita de fisioterapeutas e de uma profissional de educação física, com a realização de uma roda de conversa e exercícios de alongamento para serem realizados pelos trabalhadores diariamente, evitando futuras lesões.

“A nossa rotina é bem intensa e, com a falta desse cuidado com o corpo, acabamos sentindo algumas dores, por isso essas orientações são muito importantes para que possamos cuidar melhor do corpo e garantir nossa saúde e bem estar no trabalho”, afirmou a biomédica Cláudia Ribeiro, que participou das atividades promovidas pelo Município.

Para encerrar a semana de campanha, o Município irá realizar nesta quinta-feira, 27, uma palestra voltada aos servidores da saúde de Araguaína para abordar o tema de forma mais aprofundada, tirando dúvidas e promovendo uma reciclagem para os profissionais, além de uma mesa redonda com a presença de um advogado trabalhista, para tirar dúvidas sobre o que determina a legislação do trabalho sobre o assunto.

Atenção no trabalho

De acordo com o Ministério da Saúde as Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, causadas pela utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Esse tipo de lesão geralmente só é percebida quando está em um estágio avançado, com sintomas que ocorrem geralmente nos membros superiores, como dor, sensação de peso e fadiga.

Para prevenir agravos como esses, o Ministério da Saúde recomenda atenção aos parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente ao trabalhador. Também, é importante que os empregadores promovam ações de educação em saúde aos trabalhadores em conjunto com o Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.