
Na última sexta-feira, 16 de maio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou, na Via Lago, o encerramento da campanha "Faça Bonito", em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A ação teve o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de combater essas violências.
A coordenadora do CREAS, Maria do Socorro Silva de Araújo, destaca a importância de informar a população sobre essa questão.
“A campanha pode fazer a diferença com o envolvimento de todos. A principal arma para combater a violação é a informação”, pontua.
A campanha "Faça Bonito" é realizada anualmente durante o Maio Laranja, mês que envolve diversas ações educativas e mobilizações em todo o país, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade e mobilizar esforços para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O CREAS, como parte dessa ação, desenvolve atividades educativas em escolas, instituições de apoio e outros espaços da comunidade araguainense.
O advogado Danilo Uglês, que fazia caminhada na Via Lago durante a ação, enfatiza a importância da conscientização.
“A mobilização é de extrema importância. Quanto mais a população estiver informada, mais consciente estará de sua obrigação de não praticar crimes e de denunciar qualquer situação de abuso contra crianças,” ressalta.
Semana de conscientização
Entre os dias 12 e 15 de maio, o CREAS realizou palestras em diversas escolas da cidade e na Instituição Casa de Davi, com o objetivo de sensibilizar e informar a sociedade sobre os direitos das crianças e adolescentes e as formas de combater a violência sexual. No dia 16, o encerramento da campanha mobilizou toda a equipe do CREAS, composta pela coordenação, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e advogados, orientando a população sobre o tema.
“Eu acredito que, com todas as informações, podemos mudar esse cenário de violência infantil que enfrentamos hoje no município”, reforça Maria do Socorro.
Sobre o Dia 18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória de uma tragédia que ocorreu em Vitória (ES), em 1973. Na ocasião, a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi sequestrada, assassinada e seu corpo foi encontrado desfigurado. Os responsáveis pela violência nunca foram punidos. Este caso gerou um movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que culminou na criação da campanha 18 de maio.
Embora o CREAS e outras instituições municipais realizem ações ao longo do ano para combater a exploração e abuso sexual, no mês de maio, a mobilização é intensificada, com a realização de diversas atividades, como palestras, panfletagens e eventos de conscientização, com foco no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Canais de denúncia
Para denunciar qualquer violação dos direitos de crianças e adolescentes, o cidadão pode utilizar diversos canais de denúncia. O Disque 100 é um serviço gratuito e anônimo que recebe denúncias de abuso e exploração sexual, assim como outras violações de direitos humanos. Também é possível registrar denúncias diretamente ao Conselho Tutelar, aos órgãos de segurança ou de forma online.
Canais de Denúncia:
· Disque 100: Recebe denúncias de abusos e exploração sexual
· Conselho Tutelar: (63) 3411-7003 e (63) 3412-5051
· Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil
· SaferNet: Denúncias de crimes na internet em new.safernet.org.br/