A população da cidade de Carmolândia (TO), no norte do Estado, não corre mais o risco de ficar no escuro. O pagamento da fatura de energia elétrica da iluminação pública, que estava em atraso desde o dia 22 de julho, foi paga nesta segunda-feira (10) no valor de R$ 7.253,70.

O prefeito Sebastião de Gois Barros, o Bastim, (PSDB), negou que o Município esteja atrasando com frequência o pagamento das faturas. O Ministério Público Estadual (MPE) já havia requisitado informações sobre os supostos atrasos que foram denunciados pela Energisa.

Em Carmolândia, o Município ainda não instituiu a Contribuição Social para Custeio da Iluminação Pública (COSIP), como na maioria das cidades, e a Prefeitura é quem fica responsável pelo pagamento integral da fatura.

Conforme o prefeito, diante dessa situação, o Município tem enfrentado algumas dificuldades, mas está conseguindo honrar com todos os compromissos, inclusive efetuando o pagamento do funcionalismo público no dia 30 de cada mês.

“Nosso Município sobrevive basicamente dos repasses do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e neste mês de julho tivemos uma redução de 17% em relação ao mesmo período do ano passado”, relatou o prefeito.

O Município de Carmolândia tem aproximadamente 2.500 habitantes e recebe em média R$ 200 mil mensais líquido de repasses do FPM. Com o dinheiro, a prefeitura custeia a folha de pagamento dos servidores e os serviços públicos municipais.