A previsão é de que a reforma do espaço onde funcionará o laboratório seja concluída até o próximo mês.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

Os serviços para a instalação do Laboratório de Análise de Águas de Araguaína já começaram. O projeto tem por objetivo analisar a qualidade da água do Lago Azul, por meio de exames físico, químico e biológico das principais nascentes do Município que desaguam no Rio Lontra.

O laboratório funcionará em um anexo na sede do Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína (CCZ). Nesta etapa, serão realizadas as obras de adequação do espaço para o início das atividades laboratoriais, além da instalação dos equipamentos e do material necessário para a execução das análises.

O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína, (secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Saúde) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os recursos para a implantação do laboratório são provenientes do Fundo Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Município, por meio do Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema).

A previsão é de que os trabalhos de reforma do espaço onde funcionará o laboratório sejam concluídos até o próximo mês.

Primeiro do norte do Tocantins

O Laboratório de Análise de Águas de Araguaína é o primeiro público da região norte Tocantins. A expectativa é de que a unidade realize uma média de 200 a 300 análises de amostras de água por mês. O monitoramento mensal será realizado nas 137 nascentes, dentro da área urbana do Município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Marzola, o projeto vai assegurar a qualidade da água para o uso humano. “Esse projeto é de grande importância para o Município que se torna referência no monitoramento de mananciais hídricos em área urbana, garantindo uma melhor qualidade da água do nosso lago”, concluiu o secretário.