
A Prefeitura de Araguaína está promovendo uma programação especial de Páscoa para as crianças atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) mantidos pelo Município. No CRAS 1, localizado no setor Céu Azul, cerca de 90 crianças receberam nesta quarta-feira, 16, a visita da primeira dama do Município, Ana Paula Lopes, e participaram de atividades que trabalham a mensagem da Páscoa, brincadeiras interativas e distribuição de lanche e brindes.
“A ideia é trazer para as crianças um pouco mais de informação a respeito do verdadeiro significado da Páscoa. Dessa forma, fortalecemos o vínculo com a comunidade, transmitindo a elas uma noção de cidadania e boas práticas em sociedade. Mas, acima de tudo, temos a oportunidade de proporcionar às crianças uma experiência que muitas vezes não é possível ser oferecida pelas famílias devido à situação de vulnerabilidade. Assim, colaboramos com a formação e desenvolvimento das crianças”, explica a coordenadora do CRAS 1, Gesilaine Gonçalves.
Atualmente, o Município atende mais de 3.400 famílias por meio dos CRAS e SCFV. As unidades são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e oferecem atividades físicas, pedagógicas e também profissionais para um público diverso, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
“Eu aprendi vários conceitos interessantes, que a Páscoa não é só ganhar ovo de chocolate, não é só coelho. A verdadeira mensagem é que Jesus Cristo morreu para nos salvar. Eu gosto muito de frequentar o CRAS, aqui eu faço aula de violão, pratico esporte e me divirto muito”, conta Carlos Henrique Santos, de 14 anos.
Para toda a comunidade
A programação especial de Páscoa está sendo realizada em todas as seis unidades desde a terça-feira, 15, quando foi iniciada no SCFV 3 (Novo Horizonte). Nesta quarta-feira, 16, as ações aconteceram no CRAS 1 (Setor Céu Azul), CRAS 2 (Setor Araguaína Sul) e SCFV 1 (Jardim das Flores). No dia 22 de abril, será a vez do SCFV 2 (Costa Esmeralda); e no dia 24 de abril, do CRAS 3 (Parque do Lago).
Além da programação temática, as unidades do CRAS e SCFV oferecem, para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, atividades pedagógicas; aulas de artes marciais, curso de pintura, aulas de violão e grupos de jovens. Para os adultos, há oferta de ginástica laboral, grupos de idosos e mulheres, atividades práticas corporais e cursos de capacitação.
Para participar das atividades, os interessados devem procurar o CRAS ou SCFV mais próximo de sua residência, portando documentos pessoais, e realizar a inscrição.