Notícias

Prefeitura retira 620 metros cúbicos de lixo de galerias e bueiros em Araguaína

Objetivo é evitar pontos de alagamento na cidade devido ao acúmulo de lixo no sistema de drenagem

O lixo é retirado por meio do sistema de hidrojato com ultra pressão, que utiliza a força da água para desobstruir bueiros e galerias que captam a água das chuvas
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Araguaína intensificou o trabalho de limpeza e manutenção das galerias pluviais, que atuam no escoamento da água das chuvas na cidade. Desde o mês de outubro já foram retirados 620 metros cúbicos de lixo e outros materiais, o equivalente a 31 caminhões cheios de material, obstruindo as galerias e tubulações.

O lixo é retirado por meio do sistema de hidrojato com ultra pressão, que utiliza a força da água para desobstruir bueiros e galerias que captam a água das chuvas, sem causar danos ao sistema de drenagem da cidade.

O serviço está sendo realizado em toda a cidade, priorizando regiões e pontos estratégicos, como os setores que recebem um grande fluxo de água, necessitando de uma drenagem eficiente, como os bairros Neblina, Eldorado, Centro e Anhanguera.

“O sistema tem como principais vantagens a preservação da malha de drenagem, pois não necessita da abertura de acesso para intervenções manuais, além de dar mais agilidade ao trabalho de manutenção. O serviço ágil garante uma grande redução do risco de alagamentos em pontos recorrentes da cidade, dando mais segurança à população”, explica o secretário da infraestrutura, Frederico Prado.

Monitoramento inteligente

A identificação dos pontos de obstrução é feita com o auxílio de um robô guiado por controle remoto. O equipamento possui um sistema de câmeras que possibilitam a identificação de pontos de danos à tubulação, bolsões e entupimentos. A tecnologia também possibilita a identificação de ligações de esgoto clandestinas.

“Caso seja verificada alguma ligação clandestina de esgoto durante o monitoramento, são realizados testes de fumaça e corante, que identifica o responsável pela ligação, que é imediatamente notificado”, explica Frederico Prado.


Descarte adequado

Após a desobstrução das galerias, o material é removido por meio de um sistema de sucção e encaminhado para aterros de resíduos inertes ou de materiais orgânicos, conforme o tipo de material encontrado. Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Araguaína tem realizado campanhas educativas para orientar a população sobre a destinação correta do lixo doméstico, colocando as sacolas plásticas com lixo nas ruas apenas nos dias e horários de coleta, evitando que a enxurrada arraste o material para as bocas de lobo e córregos.