Em 2019, militares sobrevoaram áreas atingidas pelas queimadas.
Foto: Emerson Silva

Despacho do presidente Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (20), autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para combater focos de incêndio no Tocantins.

A medida ocorre em atendimento ao pedido do governador que solicitou auxílio das forças armadas para o combate, prevenção e fiscalização a queimadas e focos de incêndios florestais no território tocantinense.

Em ofício enviado à presidência da República no último dia 10, o governador Mauro Carlesse ressaltou que o Tocantins sofre com o período de estiagem e altas temperaturas, que acaba favorecendo o surgimento de incêndios.

Atualmente, o Tocantins ocupa o sexto lugar no ranking do Inpe, com 4.560 focos de incêndio registrados de janeiro até esta quarta-feira (19).

A atuação das Forças Armadas faz parte de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate a incêndios na região amazônica, que segue até novembro.

As missões de GLO são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, e ocorrem quando "há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem", segundo o Ministério da Defesa.