Arnaldo Filho/AF Notícias

Na próxima terça-feira, dia 11 de agosto, o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Gustavo Fidalgo, e o presidente da Cooperlota, Davi Pereira, estarão na Câmara de Araguaína (TO) para prestar esclarecimentos sobre os entraves no transporte público da cidade. A nova frota de 50 micro-ônibus, climatizados, já deveria estar em circulação desde o dia 1º de março, mas até agora não há data definida para que isso aconteça.

Debate quente na sessão da Câmara

Na sessão da Câmara, esta semana, o debate foi quente em relação à falta de ônibus novos circulando nas ruas de Araguaína. “Não aprovamos nessa Casa a Cooperativa para colocar sucatas de São Paulo circulando em nossa cidade”, disparou o vereador Xeroso (PR).

Para Luciano Santana (PR), os ônibus ainda não estariam circulando porque "nenhum banco quis financiar" os veículos. “Temos que saber o que está verdadeiramente acontecendo. A população está sofrendo e os cooperados já fizeram esforços. Queremos ouvir os responsáveis pelo transporte público. O serviço paliativo já dura 3 meses e precisamos ter uma data segura de quando os novos ônibus vão circular. Já está passando da hora”, desabafou Luciano Santana.

O vereador Neto Pajeu afirmou que “todos os prazos estão vencidos e a população não aguenta mais tantas promessas”.

Ameaças aos cooperados

Denúncias graves também foram relatadas no plenário da Câmara. Segundo os vereadores, alguns cooperados estão sendo ameaçados e obrigados a ficar calados. 

“Alguns cooperados estão sendo ameaçados. Trabalhando de graça e se falar em público ainda será excluído. Não estou acusando A ou B, mas estou vigilante”, denunciou Xeroso.

O vereador de oposição Batista Capixaba reforçou a denúncia: “Fui procurado por vários cooperados e eles estão sendo obrigados a ficar calado. Algo está errado. Muitos venderam carros, lotes, motos, para fazer o investimento. O medo deles é que tudo vá por água abaixo”, afirmou.

Ônibus piores do que os da Viação Lontra

Para Capixaba, os ônibus alugados emergencialmente, que estão fazendo o transporte público com tarifa de 1 real, são piores do que os da Viação Lontra, que pararam de circular recentemente. “Não dá para entender. Deixar uma UPA fechada e investir quase R$ 1 milhão num monte de sucatas velhas. É vergonhoso”, criticou.

Trabalhando sem receber

Conforme o vereador Luciano Santana, os cooperados ainda estariam trabalhando sem remuneração. No entanto, a Cooperlota estaria recebendo cerca de 200 mil reais por mês da Prefeitura de Araguaína. Segundo o parlamentar, um cooperado já desistiu e procurou a justiça para receber os direitos. “Os outros estão vendendo casas, carros, para pagar o financiamento dos ônibus”, afirmou.

O outro lado

Em nota enviada ao AF Notícias, a Cooperlota disse que houve uma reunião, na segunda-feira (3), com a diretoria do banco responsável pelo financiamento dos ônibus em Belém (PA), e foi dada sequência às negociações para solucionar os últimos entraves, em Goiânia (GO). “A expectativa é de que tenhamos uma data definida para circulação da nova frota ainda esta semana”, disse.

Quanto aos demais questionamentos, o presidente da Cooperlota, David Pereira, informou que não há remuneração fixa entre os cooperados, o que existe é o rateio do saldo do valor arrecadado da tarifa de R$ 1,00, depois de deduzidas as despesas com aluguel da garagem, pagamento de contratados e manutenção dos veículos. A Prefeitura de Araguaína é quem paga o aluguel dos veículos.

Sobre a denúncia de que haja ameaça ou qualquer tipo de censura da Diretoria em relação aos cooperados, a Cooperlota disse que informação não procede. Também não há qualquer notificação de ação judicial movida por qualquer cooperado ou ex-cooperado contra a cooperativa, informou a nota.

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