Deputado Antonio Andrade, Presidente da Aleto.
Foto: Joelma Cristina

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade (PTB), anunciou realização de concurso público em 2022.  A previsão é o que certamente seja feito após a aposentadoria de ao menos 40 servidores da Casa de Leis. O último concurso da Aleto foi em 2005, há 16 anos. 

Andrade fez o anúncio durante entrevista realizada na tarde de quarta-feira (5) na AL. Explicou que, até o final deste ano, o Legislativo Estadual vai concluir o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), quando deve abrir novas vagas para cargos efetivos.

"Temos aproximadamente 40 servidores que estão precisando dessa aposentadoria. Nós estamos querendo fazer de uma forma que fique bom para quem vai aposentar. E fique bom para quem também para a Casa, a Assembleia". Anunciou, fazendo algumas considerações. 

"A gente fica triste por perder essas pessoas, aposentando tão jovens. Mas por outro lado a gente fica satisfeito, alegre, pela contribuição que eles deram durante esses 30 anos de serviços prestados à Casa. Tem pessoas aqui que vieram do início do Estado."

Segundo Andrade, a AL vai fazer um estudo para incentivar a aposentadoria dos servidores mais antigos até o final de 2021, para só depois lançar o novo certame. “Até o final do ano ou início do ano que vem [2022] vamos fazer o concurso público aqui na Assembleia Legislativa por essas vagas que vão ter logo após a aposentadoria desses aproximadamente 40 [servidores].” Frisou. 

Último certame

Há 16 anos a AL não faz concurso para admitir servidores efetivos.  No ano de 2016 chegou a lançar um com 71 vagas, mas foi cancelado pelos próprios deputados. O último certamente ocorrido na Casa de Leis foi em 2005, quando ofertou 66 vagas.