
Candidata à reeleição para presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), Regional de Araguaína, Rosy Franca se posiciona como opção de continuidade às ações realizadas na última gestão.
Rosy encabeça a Chapa 1 “Luta que se faz o presente. A resistência que fará o futuro". À reportagem, ela definiu sua gestão voltada na defesa do seu filiado, “pautada no compromisso, seriedade e garantia dos direitos”.
“A minha bandeira sempre foi e sempre será uma educação de qualidade, onde o profissional da Educação seja valorizado de fato e de direito. Para isso, o fortalecimento sindical é necessário para mantermos a luta e a resistência!”.
A exemplo, citou o apoio do Sintet na luta pelos direitos dos professores da rede municipal de Riachinho. Os educadores travaram uma verdadeira queda-de-braço com a prefeita em 2019, e entraram de greve após ter seus salários reduzidos.
Os profissionais ainda lutam pela efetiva implantação do piso nacional da educação. Inclusive, em janeiro deste ano a diretoria do Sinet se reuniu mais uma vez com o novo prefeito do município para negociar a data-base e piso. O sindicato tem feito reuniões para tratar da data-base em Araguaína e nos demais municípios da regional.
A Regional do Sintet de Araguaína representa mais de 2.500 trabalhadores da educação das redes municipal e estadual de 16 municípios: Araguaína, Aragominas, Araguanã, Ananás, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia, Piraquê, Riachinho, Xambioá e Wanderlândia.
Votação
A chapa vencedora comandará a entidade no pleito, que se estende de 2021 a 2023. A votação será nos dias 27 e 28 de no site do sindicato.