Ação Policial

Preso no Espírito Santo chacareiro suspeito de matar caseiro a machadadas no TO

Crime ocorreu há quase quatro anos, desde então o suspeito, que era patrão da vítima, estava foragido.

Crime ocorreu em novembro de 2017 na zona rural de Araguatins.

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins com a PM do Estado do Espírito Santo resultou na prisão de um homem de 28 anos, suspeito de matar Jocélio Vieira da Costa com golpes de machado, na zona rural de Araguatins. A vítima era caseiro da chácara do suspeito e foi assassinado em novembro de 2017.

De acordo com as investigações da PC, o patrão teria atacado o caseiro porque desconfiava que o funcionário estivesse desviando leite da chácara e que teria sumido uma vaca.

O homem, que não teve o nome revelado, estava foragido desde o dia do crime. A polícia localizou o investigado nesta sexta-feira (9), em um bar na cidade de Marechal Floriano, a 55 km da capital Vitória.

De acordo com o delegado Eduardo Nunes, responsável pelas investigações do caso, a prisão ocorreu mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Araguatins.

Conforme o delegado, o crime teria sido cometido por motivo fútil. Autor e vítima foram vistos pela última vez bebendo em um bar, num povoado na zona rural de Araguatins. Desconfiado com suposto desvio de leite da propriedade e do sumiço de uma vaca, o autor teria desferido vários golpes de machado na vítima, que teve morte instantânea.

As investigações da PC-TO constataram que o crime foi cometido com o uso de um machado, na residência da chácara onde o autor residia. Além disso, um jovem de 18 anos foi preso pouco tempo suspeito de ter ajudado a ocultar o corpo da vítima, que estava enterrado numa cova rasa nas imediações da chácara.

Apesar de diligências, o principal suspeito conseguiu fugir e só foi localizado nesta sexta. A ação que resultou na prisão foi comandada pelo delegado Thyago Busttorf, que auxiliou os policiais militares do Espírito Santo a localizarem o mandado de prisão e dar cumprimento ao mesmo.

Após a prisão, o homem foi conduzido até a Delegacia da cidade de Marechal Floriano e recolhido à Cadeia Pública da cidade. A justiça tocantinense deve solicitar a transferência do investigado para o estado.

Para o delegado, a ação foi de grande importância, “pois o crime foi perpetrado de forma cruel e covarde, sem que a vítima tivesse condições de se defender. Desse modo, com a localização e prisão do segundo e principal suspeito do homicídio, a PC-TO, com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo, traz mais uma vez uma resposta positiva, não somente aos familiares e amigos da vítima, mas também para a sociedade de Araguatins”, frisou o delegado.