Buraco estava sendo escavado embaixo de cama de concreto
Foto: Seciju

Uma revista feita na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota encontrou o início de escavação de um túnel embaixo de uma cama de concreto. O presídio fica em Araguaína, norte do Tocantins. O buraco estava sendo feito no próprio concreto e tinha apenas alguns centímetros.

A escavação foi encontrada em uma cela do pavilhão C. Os presos instalados no local foram levados para a delegacia e vão responder pelo crime de dano ao patrimônio público, além de um processo administrativo.

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo sistema prisional, os presos foram remanejados para outro local até que a perícia seja finalizada e a cela reparada.

A descoberta de túneis em estado inicial pode ser considerada frequente nos presídios do estado. A quantidade de tentativas, inclusive, levou à construção de um muro subterrâneo em volta dos pavilhões da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP).

De acordo com a empresa que administra a unidade prisional da capital, quatro túneis foram descobertos pelos agentes prisionais apenas neste ano. Apesar disso, há quase dois anos nenhuma fuga é registrada no local.