Familiares deslocando ao presídio
Foto: AF Notícias

Detentos do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, região sul do estado, entraram em confronto no final da manhã desta segunda-feira (19).

Segundo informações apuradas, a confusão começou depois que os detentos do Pavilhão 01 iniciaram uma greve de fome em protesto contra o não retorno das visitas de familiares e advogados à unidade prisional, porém, os presos do Pavilhão 02 teriam se recusado a aderir ao movimento.

O clima ficou tenso e os detentos quebraram o muro que separa os pavilhões, dando início ao confronto com pedras e outros objetos. Um servidor revelou que são apenas 10 agentes para monitorar aproximadamente 300 presos.

Em carta enviada ao diretor da unidade, os presos do Pavilhão 01 reivindicam retorno das TVs para as celas; banho de sol com duração de 2 horas de manhã e tarde, além de outras cobranças.

"Não aguentamos mais o distanciamento de nossos familiares e outras coisas que vem ocorrendo”, diz a carta que o AF Notícias teve acesso com exclusividade. 

A situação é crítica na unidade prisional e, segundo agentes, dois detentos já teriam sido mortos. Ainda conforme servidores, os pavilhões seriam controlados por facções rivais, o que pode ter contribuído para o confronto. Um vídeo enviado à reportagem mostra a gritaria dos presos dentro da unidade.

O que diz a Seciju

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) disse apenas que "não há princípio de motim ou rebelião em nenhuma de suas unidades prisionais".