Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) avalia costurar aliança de fusão entre três partidos para formar um grupo e enfrentar Jair Bolsonaro (Sem partido) nas eleições de 2022. De acordo com os jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico, a união poderia envolver o Cidadania, o PV e o Rede.

A pretensão de Maia acontece após o DEM apoiar Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, para presidente da Câmara. Pois Maia queria que o partido apoiasse Baleia Rossi (MDB-SP).

Diante disso, o ex-presidente da Câmara pretende articular a nova frente ampla para enfrentar Bolsonaro, que deve disputar a reeleição. Já o nome cogitado para ser o possível candidato do bloco é o do apresentador de TV Luciano Huck. 

Caso a aliança Cidadania, PV e Rede prospere e saia do papel, abre janela para mais de 2.500 vereadores mudarem de partidos no Brasil. No Tocantins, o grupo é a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa no Tocantins.  São eles: Claudia Lelis (PV), Issam Saado (PV),e Eduardo do Dertins (Cidadania). 

A maior é o MDB, com cinco deputados estaduais:  Elenil da Penha, Jorge Frederico, Nilton Franco, Valdemar Junior e Jair Farias.