Ação Policial

PRF apreende 27,83 metros cúbicos de madeira transportadas ilegalmente

Com base nos documentos apresentados, a madeira saiu do Pará e tinha Goiás como destino.

Madeira apreendida seria entregue na cidade de Anápolis, em Goiás.
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu caminhão transportando madeira ilegal. A ocorrência foi registrada no fim da tarde de terça-feira (24), no km 663 da BR 153, município de Gurupi-TO. 

Na oportunidade, foi abordado um caminhão VW/25.320 CNC 6X2, cor branca, o condutor, um homem de 46 anos, apresentou certa irritação com a abordagem, principalmente ao ser questionado sobre a carga. 

Durante a abordagem, o condutor apresentou alguns documentos fiscais e ambientais, no entanto, a madeira descrita nos documentos divergia da madeira efetivamente transportada. Além disso, a quantidade de madeira no veículo era maior do que a descrita no documento florestal e nota fiscal. 

Diante da constatação, a equipe perguntou sobre a origem da madeira, mas o condutor negou-se a dar detalhes. Informou que não iria fazer qualquer declaração sobre o caso. 

Com base na nota fiscal apresentada, a madeira teria sido enviada de Vitória do Xingu – PA e tinha como destino Anápolis – GO. 

Desta forma ficou caracterizado o transporte ilegal e irregular de produto de origem florestal sem licença válida, incorrendo na infração penal do Art. 46, parágrafo único, da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), e infração administrativa ambiental descrita no parágrafo 1° do Art. 47 do Decreto n° 6.514/08.

A carga foi apreendida e colocada à disposição dos órgãos ambientais competentes.