Sebastião Gomes da Silva (96 anos),
Foto: Divulgação

O primeiro prefeito de Xambioá, Sebastião Gomes da Silva (96), faleceu na manhã desta sexta-feira (22) de causas naturais. O corpo será velado em sua residência e o sepultamento está previsto para ocorrer neste sábado, 23, no cemitério local.

Natural do Maranhão, Sebastião chegou ao município na década de 50 e foi nomeado o primeiro prefeito de Xambioá, em 14 de novembro de 1958, data da emancipação política da cidade. Foi gestor por dois anos (1959-1960).  E desde então, conforme relatos de amigos, ele sempre foi ativo na vida social da cidade, participando de eventos como o 7 de Setembro.

A prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, ressaltou que a cidade perdeu um pioneiro que "deixou seu legado, sobretudo, de amor por nossa cidade, por nossa comunidade que tanto respeitou durante toda sua vida. Rogamos ao Pai Celestial que conforte o coração dos familiares e amigos nesta hora de dor”,

Em nota de pesar, a Câmara de Xambioá prestou condolências à família enlutada e citou o legado do primeiro gestor da cidade. “Deixou para nós um legado de homem honesto, trabalhador, dedicado à família e que prestou relevantes serviços para a emancipação de Xambioá”. Destacou o parlamento.

O documento cita também que Sebastião recebeu da Câmara Titulo de Cidadão Xambioaense. “Após cumprir o mando que lhe fora outorgado, continuou defendendo os seus ideais de ver nossa cidade prospera e acolhedora.” Destaca a nota, assinada pelos vereadores.

Já o vereador Paulo Lucena destacou que Sebastião era homem de muitas virtudes e múltiplos valores. “Nos deixa um legado de fé, de uma vida dedicada a servir ao próximo, a amar seu povo e a defender o nosso município.” Disse, acrescentando.

"Ao mesmo tempo em que lamentamos a despedida, somos agradecidos a Deus por ter nos dado a oportunidade de conviver com uma alma tão iluminada. (...) Em meu nome e da minha família externo aos filhos, demais familiares e amigos o nosso sentimento de pesar, nesse momento de tristeza e dor". Finalizou.