Fernando Almeida e Ramila Macedo

Após o advento da internet e o fenômeno das redes sociais, não há mais fronteiras entre os povos dos cinco continentes. Hoje, com apenas um click, o internauta fica por dentro de tudo o que acontece no mundo. Ele lê e compartilha notícias do mundo inteiro a partir de um comando dado ao seu PC ou celular. Apesar desta praticidade e velocidade ultrassônica no acesso à informação, será que ainda há risco deste internauta ficar mal informado? Sem dúvida ainda existem muitos que, mesmo lendo jornais e sites, permanecem mal informadas. E por que isso acontece?

Talvez pela falta de conhecimento sobre a linha editorial dos veículos de comunicação. Tal conhecimento é imprescindível para o leitor. Haja vista que ao noticiar, embora de forma subjetiva, a imprensa não mostra simplesmente um fato, mas um olhar sobre ele. Isso significa dizer que o mesmo acontecimento pode ser abordado a partir de diferentes olhares. Ou seja, o foco da notícia é determinado conforme a ideologia de cada veículo de comunicação. E embora não admitindo, cada veículo, cada segmento da imprensa dão voz a determinados grupos da sociedade.

Principios 

Ciente dessa realidade, nós do Araguaína Notícias reforçamos a você leitor os valores e princípios editoriais que norteiam nosso trabalho. O AN preza pela apuração rigorosa da notícia, pautado pelos princípios da ética, da responsabilidade e da pluralidade. Além de colocar em debate os temas de relevância para a sociedade, por meio da diversidade de conteúdos e da abordagem pluralista e apartidária. Fazemos um trabalho minucioso com a seleção de fotos, sempre procurando a imagem que mais se adequa ao conteúdo da notícia, mas respeitando também aquele que é mostrado. Não divulgamos fotos que mostram cenas fortes, como os corpos de vítimas em casos de homicídios, acidentes e ou qualquer outra fatalidade. Entendemos que a dignidade da pessoa humana precisa ser respeitada e as imagens exibidas tenham apenas caráter informativo e não sensacionalista.

Compromisso

Reiteramos que o AN mantém seu compromisso com a sociedade, dando voz e vez aos cidadãos com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.  Nas matérias relacionadas a decisões políticas que causam impacto social são divulgados tanto a versão oficial das autoridades quanto o olhar social. Isso porque o Araguaína Notícias não é um veículo de comunicação a serviço do aparelho ideológico e de reprodução social, mas sim um veículo que contribui para a conscientização da cidadania e a redenção social.

Responsabilidade

Por fim, entendemos que o papel de um veículo de comunicação não se restringe a noticiar o ocorrido, mas também disponibilizar o maior número de elementos (dados, números e pontos de vista) como subsídios para que a notícia chegue ao leitor de forma contextualizada. Além disso, acreditamos que a imprensa não pode ficar inerte e alheia às questões sociais.  Em alguns casos, a mesma precisa sim manter seu posicionamento de forma explícita, o que em nosso caso fazemos através dos textos de opinião. Entendemos ainda que a informação não é exclusiva a determinados segmentos da imprensa, mas defendemos a democratização e difusão da informação em todos os meios. Nosso compromisso é com a informação séria, pautada na ética, na transparência e responsabilidade para manter a comunidade bem informada. Obrigado a todos e continuem conosco.