A seleção de Brigadistas é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros
Foto: Luiz Henrique Machado/Gov. TO

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 10, o edital de  processo seletivo simplificado para o Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado. O processo é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) com intermédio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). As inscrições estarão abertas na próxima segunda-feira, 13,  a partir das 10h. 

Serão disponibilizadas 80 vagas distribuídas nos nove municípios onde há unidades operacionais do Corpo de  Bombeiros.  O curso terá carga horária de 40 horas e será realizado na modalidade presencial com aulas teóricas e práticas. 

As vagas estão divididas da seguinte forma:

16 vagas para Taquaralto/Taquaruçu;

10 vagas para Palmas;

08 vagas para Araguaína, Gurupi e Dianópolis; 

06 vagas para Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Guaraí e Araguatins.

O cadastro será online e gratuito e irá até o dia 24 de maio, às 18h. Haverá, ainda, a formação de cadastro reserva. 

Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar e preencher o link de Inscrição on-line, que será disponibilizado no site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins: www.bombeiros.to.gov.br até o dia 24 de maio, às 18h.  Haverá, ainda, a formação de cadastro reserva. 

Esta ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e os  profissionais têm a missão de evitar e combater incêndios, atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros. 

A seleção será feita por meio de Teste de Aptidão Física (TAF). Podem se inscrever pessoas com os seguintes requisitos:

  • idade entre 18 e 50 anos, até a data de matrícula no curso;
  • boa condição de saúde, comprovada por atestado médico;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais.

As aulas teóricas serão ministradas entre 11 e 14 de junho, nas dependências dos quartéis dos bombeiros ou em outro lugar definido pelo Comandante da Unidade Bombeiro Militar.

Já as aulas práticas serão realizadas em áreas propícias para esse fim, inclusive em ambientes externos aos quartéis, nos horários diurno e noturno.