Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS.
Foto: Marcos Filho/Ascom

Segue até o fim do mês a programação da Campanha Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata. Em Araguaína, 17 unidades básicas de saúde (UBS) estão desenvolvendo atividades educativas de prevenção à doença, além da oferta gratuita de consultas e do exame de sangue, por meio do antígeno prostático específico (PSA).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a procura de homens pela consulta e o exame de PSA ainda é pequena nas unidades. “Com a pandemia do coronavírus, a busca pelo atendimento durante a campanha segue abaixo do esperado. Mas é importante lembrar que estamos tomando todas as medidas de segurança necessárias”, explicou a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Pamella Araújo.

Entre esses cuidados estão o agendamento prévio das consultas e exames para evitar aglomeração de pacientes, o distanciamento e o uso obrigatório de máscara.

Procura tímida

Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS. No ano passado, o número de exames de PSA realizados durante a campanha foi de 1.940. Já neste ano, até dia 18, menos de 1 mil homens fizeram a prevenção.

“Vale destacar que o câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens brasileiros e os exames podem ajudar a diagnosticar mais cedo a doença contribuindo para a eficácia do tratamento, por isso reforçamos a importância dos homens aderirem a campanha”, disse a coordenadora.

Programação

As atividades do Novembro Azul seguem até o dia 30, nas 17 UBS, com a realização de palestras educativas, consultas e a coleta de sangue para o PSA em homens com mais de 45 anos. Para o agendamento basta procurar uma das unidades ou solicitar marcação ao agente comunitário de saúde do bairro.

Os pacientes das Ubs Albeny Soares e José Rezende, unidades de referência da covid, devem participar da programação da campanha nos postinhos mais próximos da região.