A página da Procuradoria da República no Tocantins na internet exibirá a cor rosa em sua visualização até o dia 30 de outubro, assim como a iluminação do prédio também será nesta cor em apoio ao movimento mundial contra o câncer de mama. O portal interno da instituição também permanecerá rosa durante todo o mês de outubro.

A medida atende solicitação da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, entidade filantrópica que já atendeu mais de 30 mil pacientes na forma de acompanhamentos, exames preventivos e assistência. A Liga busca mobilizar instituições presentes em Palmas para que colaborem iluminando seus prédios em referência à campanha mundial de sensibilização, e já realizou palestras e eventos de prevenção à doença entre os servidores da PR/TO, durante a comemoração do Dia das Mulheres.

Prevenção - O movimento Outubro Rosa foi iniciado no final da década de 90, nos EUA, e chegou ao Brasil em 2008. O objetivo da campanha é sensibilizar a população para a realidade do câncer de mama e ampliar a divulgação do combate à doença.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente na população e o mais comum entre as mulheres. No ano de 2010, 12.700 mulheres morreram por causa da doença. No Brasil, a estimativa é de que 52.680 casos novos da doença surjam em 2013, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Na região Norte é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Dados da Secretária de Estado da Saúde (Sesau) apontam redução nas notificações de câncer no período de cinco anos no Tocantins. Em 2007 foram 139 agravos de câncer de mama notificados, já em 2012 esse número caiu para 52 notificações. Entre os anos de 2007 e 2012, o número total foi de 672 casos.

O que é Outubro Rosa – É um movimento de luta contra ao câncer de mama que nasceu nos Estados Unidos em 1990 e hoje é comemorado em todo o mundo. O principal objetivo do movimento Outubro Rosa é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce.