Cerca de 70 hectares de soja serão destruídos
Foto: Imagem ilustrativa

Uma lavoura de soja em Lagoa da Confusão (TO) está na mira da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) no Tocantins. Segundo a Adepec, o plantio foi considerado clandestino, por não ter comprovação da origem das sementes nem registro, e deve ser destruído. 

O produtor entrou na justiça para impedir a destruição da área de plantio irregular, porém o Estado recorreu da decisão liminar e conseguiu dar prosseguimento. Até o momento, entre as ações está à destruição da área.

À Adapec, o proprietário disse que são cerca de 70 hectares plantados. Por outro lado, a Agência informou que só terá condições de mensurar o tamanho após a destruição total da área.

Conforme a Agência, a área foi identificada durante o monitoramento da cultura realizado na região. E dar prosseguimento ao plantio colocará em risco a produção de sementes. 

Em nota a agência explicou. “É preciso esclarecer que o agricultor não cumpriu as exigências previstas nas legislações estadual e federal. Com isso, poderia colocar em risco a produção de sementes em condição de excepcionalidade de toda a região das planícies tropicais, podendo causar grande prejuízos. Essa autorização de plantio nas planícies tropicais foi conquistada desde 2006 pela Adapec, por meio de um trabalho árduo e das ações de defesa realizadas constantemente.

Se a área irregular persistisse, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) poderia desautorizar o plantio nas planícies tropicais pelo não cumprimento da legislação, já que a Agência é auditada anualmente e cumpre com rigor as exigências do Mapa, sendo que dentre as exigências estão às adequações as normas, além da eliminação de plantio clandestino”.