
Nesta sexta-feira, 21 de novembro, às 19h30 no auditório do Fórum de Araguaína foi realizado o lançamento do livro “História & Reminiscências de Araguaína” (1855 a 2023), do professor e escritor Arézio Sotto.
O livro é dirigido a um público amplo, com linguagem direta e simples. É direcionado a comunidade em geral proporcionando destaque para o setor educativo e cultural. A publicação está sendo feito pela Editora Veloso – Gurupí-TO.
Sobre o conteúdo da obra
A obra é composta por cinco capítulos: no primeiro, fala sobre os primeiros habitantes, os primeiros colonizadores, os três poderes (legislativo, executivo e judiciário; no segundo, aborda os aspectos econômicos, sociais e de segurança; no terceiro fala sobre a cultura enfocando o setor musical, religioso, literário, esportivo, artes plásticas e outros; no quarto o autor faz uma homenagem aos pioneiros que na implantação e desenvolvimento do município; no quinto capitulo é formado por uma coletânea de fotos históricas atuais importantes que demonstram a transformação urbana e arquitetônica de Araguaína.
Segundo Arézio Sotto, “Esta obra é resultado de uma longa pesquisa sobre a história e memória do nosso município, realizada através do Projeto CNMConhecendo Nosso Município iniciado ainda antes de entrar no curso de história da antiga Universidade Federal do Tocantins (CAMUAR). Faço uma releitura sobre o que vi, ouvi e vivenciei ao longo dos últimos 35 anos sobre a nossa cidade. Espero que este livro ocupe o merecido espaço nas bibliotecas públicas, estaduais, federais e particulares de Araguaína-TO ”. (...). A cidade de Araguaína recebe em seu aniversário de 65 anos de emancipação político administrativo (14/11), um presente duradouro que servirá de subsídios para a implantação do Museu Histórico de Araguaína ao qual também faz parte da AAMAR – Associação Amigos do Museu de Araguaína – TO.
Público Alvo
Seu público alvo é diversificado, pois o livro é direcionado à população araguainense, inclusive estudantes, professores, pesquisadores das áreas afins e a todos os brasileiros que se interessarem pela temática proposta. Contudo, a escola não está fora desse processo de mutação e deverá ininterruptamente incentivar as crianças e adolescentes a conhecerem não somente as histórias das grandes metrópoles do Brasil, mas, excepcionalmente conhecer a biografia da cidade em que vive, desenvolvendo-se em todos os ângulos: político, social, econômico e cultural.
Sobre o Projeto Musical e Literário Ciranda, Cirandinha e MPB
O Grupo Musical Cirandinha surge ainda na pandemia da COVID 19 em 2019 como uma iniciativa inovadora, pois é resultado do projeto de incentivo à criação do hábito da leitura desenvolvido pelo professor Arézio Sotto (Coordenador Geral e Instrutor) e a professora Celina Cardoso (Assistentes Pedagógica do Projeto Musical e Literário Cirandinha e MPB. O público alvo do projeto são crianças, adolescentes e adultos. A Biblioteca Pública Municipal é parceira deste projeto inovador no Tocantins, oferecendo seu espaço e funcionários para realização das atividades todos os sábados das 14h às 18h.
Apresentações artísticas e cultural do evento
No evento foram realizadas várias atrações artísticas e cultural. As principais atrações do foram: Apresentações dos alunos (Gilsa Dias ´Hino de Araguaína”, Laysa “Hino da Acalanto”, Mariana “ Cirandinha, Pintinho Amarelinho e Borboletinha”; Gabriel “ Peixe Vivo” “Clínica Mundo Autista” e o lançamento do primeiro videoclipe “ Violência na escola”, produzido pelos os alunos e Arézio Sotto (Instrutor); Recital de Zequinha Decolores “Araguaína de Todos Nós”, MC Maskate (Hip Hop) “O que nos resta” “Livremente”; Apresentação de Karatê pelo professor Edmilsom e a participação especial do Tuniquin Poncion.
O professor e escritor Arézio Sotto agadece a todos que compareceram e o apoio cultural da Elisangela Moura (Secretária Municipal de Educação de Araguaína), Raimundo Almeida (Coordenador Geral da Biblioteca Pública Municipal), Reinaldo Lobato (Bibliotecário) e principalmente a professora Celina Dalva Cardoso (Assistente Pedagógica do Projeto Musical e Literário Cirandinha) que não medindo esforços acreditou na proposta inicial e continua contribuindo positivamente para o sucesso do projeto junto à comunidade araguainense. "Esperamos que em 2024 possamos dar continuidade ao trabalho de incentivo à leitura e ampliarmos se possível a quantidade de alunos, sempre priorizando a qualidade e não a quantidade. Muito obrigado a todos!"