O professor de uma escola municipal de Araguaína resolveu criar uma campanha para dar bom exemplo e alertar os alunos sobre o “desafio da rasteira”. A brincadeira perigosa viralizou nas redes sociais, causando preocupação a pais e educadores pelos riscos de sequelas que pode provocar.
Na Escola Municipal Cabo Luzimar Machado, localizada no setor Ponte, o professor de educação física Gustavo Vitalino explicou que um aluno tentou fazer o ‘desafio da rasteira’, mas logo foi advertido por um professor.
A partir disso, surgiu a ideia de colocar o assunto em pauta para conscientizar os alunos. Ele propôs a brincadeira “Amigos não te fazem cair. Amigos te ajudam a levantar!” e fez uma linda sessão de fotos.
Gustavo convidou alunos de cada turma e formou grupos de três. As crianças foram posicionadas lado a lado, onde a do meio foi sustentada pelos demais colegas, enroscando os braços. Em seguida é feita uma foto, mostrando o sorriso dos alunos.
“Vendo a repercussão que está tendo nas redes sociais, casos de acidentes e até morte, a gente decidiu tomar essa iniciativa. Fazer essa foto pra ir contra esse tipo de ação”. Explicou Gustavo.
O professor acrescentou que antes de fotografar os alunos, eles assistiram a reportagens sobre os riscos da brincadeira perigosa.
A campanha com fotos dos alunos segurando os colegas foi compartilhada em grupos da escola e passou o recado da amizade.