O trabalho realizado pela professora de Língua Portuguesa e de Redação, Leriane Velozo Silva, a professora Lery, em 2023, foi tão significativo, que vários estudantes do Colégio Estadual Ruilon Dias Carneiro, localizado na cidade de Arapoema, tiveram notas excelentes na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A estudante Nicolle Araújo Souza alcançou a nota 980 na redação; Sayane Kely tirou 900 pontos; Alicia Cunha ficou com 880 pontos; Gabriel Rodrigues tirou a nota 840 pontos; Kaic Carmargo obteve 800 pontos; Maria Luiza de Souza Gomes Vieira ficou com 840 pontos; Maria Mariana, com 820 pontos; e Rute Ana Nunes, com 800 pontos.
Quem conta a história é a estudante Maria Luíza, 17 anos. “Devemos esse sucesso na redação do Enem à nossa professora Lery. Ela nos incentivou a escrever os textos, fazia as correções, conversava com cada um dos alunos mostrando os acertos e o que precisávamos melhorar. Eu fazia uma redação por semana e, muitas vezes, eu não acreditava no meu potencial, mas ela demonstrava que confiava nas nossas habilidades”, frisou.
A professora Lery muitas vezes sacrificava seus momentos de descanso para orientar os seus alunos sobre a redação. Ela destacava a importância do aprimoramento do vocabulário, recomendava as obras literárias e vídeos.
“O primeiro passo foi firmar uma parceria com os alunos, construindo uma relação de amizade e companheirismo, para que eu pudesse desenvolver as minhas metodologias. Eu compartilho com os estudantes as temáticas que eles podem utilizar para produzirem suas redações e o passo a passo de cada competência. Também, estudamos as redações de anos anteriores”, explicou.
A professora Lery destacou que esse diálogo com os estudantes fez com que eles passassem a gostar mais da Língua Portuguesa. “Para nós, é um prazer presenciar o sucesso desses alunos, com as notas tão significativas, num momento de tantos questionamentos sobre a educação brasileira. Estamos nos sentindo realizadas por ser uma escola pública, de uma cidade do interior, e esses resultados comprovam que estamos no caminho certo”, ressaltou.
A docente tem uma experiência de 15 anos na educação, trabalha há dois anos no Colégio Estadual Ruilon Dias Carneiro. Ela trabalhou na Escola Estadual Serra das Cordilheiras, de Colmeia, e na Superintendência Regional de Educação de Guaraí. A professora Lery tem formação em Pedagogia e Letras, com pós-graduação no ensino da Língua Portuguesa e produção textual.
O diretor Carlos Vagner Soares de Sousa destacou o trabalho realizado por toda e equipe pedagógica da instituição de ensino e o empenho dos estudantes em participar as atividades propostas em sala de aula. “Elevar o desempenho dos alunos é uma tarefa desafiadora, mas com os resultados que estamos conseguindo acreditamos que toda a comunidade possa voltar o olhar para a importância que a educação tem na formação de cada um, pois não se trata apenas de obter boas notas, mas incentivar o conhecimento. Acreditamos que teremos a partir de agora motivos para que os alunos acreditem que são capazes de irem muito além”, esclareceu.
Vagas garantidas na faculdade
O estudante Kaic Camargo, 17 anos, falou sobre a sua rotina de estudos. “Toda semana eu fazia duas redações e mostrava para a professora. Ela fazia a correção e me explicava o que podia melhorar. Eu refazia a redação quantas vezes fossem necessárias. Eu aproveitei o tempo para estudar o máximo que podia. E o conselho que eu dou a todos os estudantes é que nunca desistam dos seus sonhos, às vezes a caminhada parece árdua, mas no final o esforço vale a pena”, comentou.
O desejo de Kaic é cursar Medicina, mas ele foi aprovado no curso de Farmácia no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unitpac), e no curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e no Centro Universitário Uniesp.
A estudante Nicolle, 980 na redação, foi aprovada na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para o curso de Gestão Pública, mas ela pretende cursar Ciências Contábeis, por isso vai aproveitar a nota do Enem para o ingresso na faculdade.
“Ter alcançado essa nota na redação do Enem é um sentimento de alegria, gratidão e representa a realização de um sonho. Eu sempre estudei em escola pública e é gratificante ter esse resultado”, afirmou.