Educação

Professora do Estado representa região Norte em Conferência Internacional em Educação Matemática

Evento realizado na Universidade Federal de São Paulo reuniu pesquisadores e educadores matemáticos de todo o mundo.

A professora Patrícia Silverio da Silva Celedonio, foi representante dos professores da região norte do país.
Foto: Divulgação Seduc

A professora de matemática, Patrícia Silverio da Silva Celedonio, da Escola Estadual Marechal Rondon, de Araguaína, participou da 12ª Conferência em Educação Matemática e Sociedade - Brasil, como representante dos professores da educação básica da região norte do país. O evento foi realizado na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP Campus de Diadema, de 28 de julho a 2 de agosto. 

A Conferência Internacional reúne pesquisadores e educadores matemáticos de todo o mundo para discussão e reflexão de atividades colaborativas futuras. É realizada a cada dois anos e esta foi a primeira edição promovida no Brasil, com a participação de professores pesquisadores de vários países. 

Os tópicos gerais da conferência foram: Política de Educação Matemática; Aspectos culturais e sociais do ensino e aprendizagem da matemática; Sociologia da Matemática e Educação Matemática; Metodologias Alternativas de Pesquisa.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGecim da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a professora Patrícia foi indicada pelos professores doutores da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus de Araguaína, Jamur Venturini e Sinval de Oliveira. 

Durante as plenárias os pesquisadores fizeram explanações sobre seus projetos e a educadora da rede estadual de ensino foi convidada para comentar o artigo do professor Adailton Alves Silva, intitulado “ETNOPEDAGOGIAS- Saberes Socioeducativos Sem Procurar a Justa Forma!”, resultado de 25 anos dedicados à pesquisa e atuação docente em curso de formação de professores indígenas no estado do Mato Grosso. 

"Foi uma experiência incrível, pude conversar e trocar ideias com professores do mundo todo. Eu tive a oportunidade de dialogar com professores que só havia conhecido nos livros em estudo de mestrado. Eu acredito muito nesse elo entre a universidade e a escola. Com certeza isso vai trazer muitos benefícios na minha atuação profissional e na vida academica e pessoal. Fiquei muito emocionada com a participação nesse evento internacional, representando meus colegas do Tocantins e da região norte. Isso é um reconhecimento do trabalho diário", destacou. 

O texto da professora, "Saberes Socioeducativos: reflexões sobre constituir-se pesquisador por meio da pesquisa e do ensino" será publicado nos anais do evento. 

A professora de matemática da rede estadual representou a região norte do Brasil no evento internacional.

Conferência Internacional contou com a participação de professores pesquisadores de várias partes do mundo.