“Cada treinamento é um aprendizado diferente, isso nos proporciona sabedoria e principalmente segurança para desenvolver as atividades ao longo do ano. Assim como eles estavam ansiosos para comprar os materiais e rever os colegas, eu também estou com muita saudade dos meus alunos”, disse a pedagoga Wilquelane Sousa Nascimento, que atua como professora do 5º ano da escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, do Setor Lago Azul.
O sentimento de otimismo e saudade foram expressos pela professora durante a formação pedagógica para o segundo semestre de 2023, aplicada, no último dia 31, pela Secretaria da Educação de Araguaína. O treinamento foi dividido em três frentes formativas e contou com a participação de 250 profissionais no UNITPAC. Nas unidades de ensino, a capacitação alcançou 1.500 servidores
Educação conectada
O segundo semestre do ano letivo iniciou suas atividades formativas pautado em três eixos: o primeiro com a formação presencial para professores das turmas de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos para o Programa Aprova Brasil (Soluções Moderna); o segundo aplicou a formação presencial para professores e coordenadores pedagógicos das turmas de 1° ao 3° ano de 17 unidades de ensino, que participam do Programa Tô Ligado (Plataforma Aprimora); e o terceiro com a preparação na Plataforma Avamec, para os diretores e demais professores da rede municipal de ensino.
Com o objetivo de agregar mais no aprendizado dos alunos por meio de metodologias de ensino inovadoras, professores se dividiram em grupos e participaram de diversas atividades, entre elas, palestras e troca de experiências.
Plataformas de ensino
Buscando aprimorar o conhecimento dos profissionais, o treinamento aplicado também contou com a presença de representantes da Seduc (Secretaria da Educação do Estado de Tocantins) para orientar os professores sobre o programa Tô Ligado. “Recebemos a solicitação da Secretaria da Educação de Araguaína para que pudéssemos vir até o município e dar suporte aos profissionais para que possam acessar o programa com mais segurança”, disse a técnica de gerência de Mídias Educacionais da Seduc, Fátima do Nascimento Armond.
Tô Ligado
Desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Educação (MEC) e as prefeituras de Araguaína e Gurupi, o programa Tô Ligado fornece acesso à internet de alta velocidade e disponibiliza ampla ferramenta pedagógica para os professores, que, por meio da plataforma Aprimora, já contempla 17 escolas da rede municipal de Araguaína.
Avamec
O programa Avamec é uma plataforma virtual que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações que ampliam o acesso à internet de alta velocidade, e fomentam o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.
Volta às aulas
De acordo com a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, nas 77 unidades de ensino municipais, a expectativa é grande para desenvolver as atividades previstas para o segundo semestre letivo com os professores mais capacitados.
“Estamos prontos. Nossas escolas e creches estão preparadas para receber os alunos com muitas novidades adquiridas durante a formação dos professores, pois sabemos da importância que esse preparo tem. Entendemos que, quando o educador adquire conhecimento, toda essa experiência é aplicada na prática em sala de aula e nossos alunos são os principais beneficiados”, destacou Elizângela.