Educação

Professores lançam biografia sobre a ex-secretária de Educação de Araguaína

O texto resgata sua trajetória de dedicação e conquistas na educação de Araguaína

Professora Elizangela Moura emocionada ao receber homenagem de familiares e amigos: Minha família venceu pela força da educação.
Foto: Divulgação
A professora e ex-secretária municipal de Educação de Araguaína, Elizangela Silva de Sousa Moura, acaba de ter sua vida registrada em uma biografia que evidencia seu papel transformador na educação tocantinense. A obra reúne relatos, memórias e depoimentos que mostram a força de uma mulher que fez da educação sua missão de vida.
 
O lançamento da biografia escrita por Liliane Rodrigues de Almeida Menezes (Professora Mestre) e Francisca Rodrigues Lopes (Professora DRª) publicada no livro “MULHERES DO BRASIL” EMPODERAMENTO, RESISTÊNCIA E (IN)POSSIBILIDADE, foi realizado na noite desta quarta-feira 20 de agosto, para familiares e amigos.
 
O texto que relata não apenas sua trajetória acadêmica e profissional, mas também o legado humano construído ao longo de décadas dedicadas à formação de gerações e à defesa da educação como caminho para transformação social.
 
Sua biografia reforça que mais do que títulos, sua marca é a capacidade de transformar vidas por meio da educação, unindo compromisso, empatia e visão estratégica, além de trazer depoimentos de colegas e ex-alunos que descrevem Elizangela como uma “mulher de luz”, referência em humanidade, liderança e inspiração. 
 
Emocionada, Elizangela agradeceu as escritoras, ao esposo André Moura, aos filhos e amigos. “Minha gratidão a todos, estou muito feliz e honrada, minha família venceu pela força da educação e, por isso, sou tão apaixonada por tudo que essa área agrega ao ser humano. Sou muito realizada por ser professora”, resume Elizangela Moura.
 
Nascida em Colinas (TO) em 11 de julho de 1974, Elizangela mudou-se ainda bebê para Araguaína, onde construiu família e carreira. Aos 18 anos assumiu seu primeiro concurso público e iniciou a trajetória como professora da Educação Infantil. Desde então, acumulou mais de 30 anos de atuação na rede pública e privada, passando pela docência no Ensino Fundamental, Superior e em funções de gestão escolar.
 
Com sólida formação acadêmica, graduada em Letras e Pedagogia (Unitins), com duas especializações e mestrado em Educação (UFT), Elizangela sempre buscou alinhar teoria e prática, receita que deu certo. 
 
Reconhecida pela dedicação e compromisso social, recebeu em 2014 o título de Cidadã Honorária Araguainense.  Rotariana de coração, foi homenageada com o “Título Paul Harris”, maior homenagem concedida pela fundação rotária para pessoas que se destacam por serviços a sociedade. 
 
Em 2021, assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Araguaína, onde liderou uma gestão marcada pelo diálogo, inovação e valorização dos educadores. Sob sua condução, o município recebeu selos como o do UNICEF e o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, concedido pelo MEC, um marco para a cidade.