Educação

Professores pesquisadores podem apresentar parecer sobre o currículo do Ensino Médio

Os interessados deverão se inscrever por meio de formulário até dia 16 de setembro

O Documento Curricular do Tocantins - etapa Ensino Médio está aberto a contribuições por meio de consulta pública.
Foto: Mateus Oliveira/Gov. TO

Dando continuidade ao processo de construção democrática do Documento Curricular do Tocantins - etapa Ensino Médio (DCT/EM), que está aberto a contribuições por meio de consulta pública de profissionais e escuta de estudantes, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes abriu espaço, também, para pesquisadores apresentarem parecer Ad Hoc acerca do documento. 

Podem apresentar as contribuições pesquisadores vinculados à Instituição de Ensino Superior, no Tocantins, e a grupos de pesquisa e/ou projeto de pesquisa com estudos voltados, preferencialmente, às políticas públicas e curriculares de ensino médio.

Os interessados deverão se inscrever por meio de formulário até dia 16 de setembro. O formulário está disponível no site da Seduc,  https://docs.google.com/forms/d/1xQLFvJxJA5CZYtWP6_pvupx0ef5bYCljEM_gteEj1UI/edit.

Após a inscrição o parecer deve ser enviado por e-mail ao endereço eletrônico bnccem@seduc.to.gov.br, no período de 12 a 16 de outubro.

Os pareceres deverão contemplar as áreas do conhecimento/componentes curriculares: Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Inglês); e Matemática.

Para Marcos Irondes Coelho, coordenador estadual ProBNCC/TO, o DCT/EM é uma construção coletiva e participativa. "Estamos no momento da escuta dos professores. É muito importante também ouvir os pesquisadores que desenvolvem estudos sobre práticas de ensino e políticas públicas de currículo, de maneira a aproximar a universidade da educação básica", destacou.

Certificação 

Os pareceristas Ad Hoc serão certificados pela Seduc por meio da Gerência de Formação e Apoio à Pesquisa. Mais informações, para esclarecimentos e retiradas de dúvidas, podem ser obtidas com a equipe técnica da Pasta,  por meio dos telefones (63) 3218-1445 ou 99261- 9410 e pelo e-mail formacao@seduc.to.gov.br.

A portaria da Seduc (Nº 1121), com os critérios e procedimentos para a apresentação de parecer, foi publicada no Diário Oficial do Estado, Nº 5679, de 3 de setembro de 2020.