O próximo passo para os profissionais será repassar as informações aos demais servidores das escolas e creches.
Foto: Reprodução/Live
A Secretaria da Saúde de Araguaína reuniu, no formato on-line, mais de 100 diretores e coordenadores de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino para orientar sobre os cuidados com a monkeypox (varíola dos macacos). A capacitação levou informações que vão ajudar na identificação de possíveis casos suspeitos da doença, principais sinais e sintomas, procedimento e cuidados preventivos.

De acordo com a diretora do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) local, Renata Mendes, as capacitações que chegam ao ambiente escolar alcançam também as famílias de cada aluno. “Muito importante levar o máximo de informações possíveis a esses profissionais para que conheçam as medidas de prevenção, transmissão, notificação e que sejam também multiplicadores dessas informações às famílias dos alunos”.

As capacitações fazem parte do Plano de Contingência da Secretaria da Saúde de Araguaína, que define o monitoramento, investigação e atendimento dos casos suspeitos de monkeypox na cidade.

Conhecer para contribuir

A diretora da Escola Municipal Zeca Barros, Odeanes Maria,  ficou atenta a cada detalhe apresentado pela equipe da saúde. “Momento de grande importância e aprendizado sobre a monkeypox. Ao ouvir toda explanação da equipe, conheci muitos detalhes da doença que eu não sabia, ter acesso a esse conteúdo me deixou mais segura para proceder em casos de alguma suspeita”.
O próximo passo para os diretores e coordenadores será repassar as informações aos demais servidores das unidades de ensino.

Principais sinais e sintomas

Entre os principais sintomas da varíola causada pelo monkeypox estão, inicialmente, sinais que se assemelham a uma gripe, como febre, dor de cabeça e no corpo, calafrios, exaustão, que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem em cinco estágios, conhecidos como mácula, pápulas, vesículas, pústulas e finalmente crostas, estágio final quando caem.

Transmissão

O monkeypox é um vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus da família poxviridae. Considerada uma zoonose viral (transmitida aos seres humanos a partir de animais), a doença tem sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). 

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico e íntimo.