Concurso selecionou trabalhos de professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, educação superior e educação de jovens e adulto
Foto: Nilson Chaves/Gov.TO

Os professores vencedores da etapa estadual do Prêmio Educador Transformador foram premiados nessa terça-feira, 2, em evento realizado em uma parceria entre o Governo do Tocantins e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

Realizado em conjunto pelo Sebrae, pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, o certame selecionou trabalhos de professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, educação superior e educação de jovens e adultos.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a iniciativa é importante para a valorização do trabalho dos educadores tocantinenses.

"O prêmio é um reconhecimento para os nossos profissionais. O Sebrae é um parceiro do Governo do Estado do Tocantins, e essa ação mostra o poder transformador que os professores têm. Reconhecer essas iniciativas é um passo fundamental para que mais professores se sintam inspirados e desenvolvam projetos que mudem a forma de ensinar e aprender, transformando as realidades dos estudantes", ponderou.

Primeiro lugar

Nesta segunda edição, três iniciativas da rede estadual foram classificadas em primeiro lugar e avançam para a etapa regional do Prêmio:

  • o projeto Educação Ambiental no Território do Município de Lajeado, desenvolvido pelo professor Raimundo Nonato, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado;
     
  • o projeto Agente Empreendedor, do professor Ivo Sócrates Moraes, do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, de Paraíso, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO);
     
  • e o projeto Etnomatemática: kuiwdê nitro tora grande da corrida de tora, do professor Jurandi Souza Xerente, realizado no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, de Tocantínia.
     

Classificado em 1° lugar, o professor Jurandi Souza Xerente explicou que o projeto une cultura e matemática para diversificar a metodologia em sala de aula.

"Trabalhamos de forma a unir o conhecimento do meu povo e o conhecimento acadêmico de matemática, para desenvolver o aprendizado dos alunos. Estou muito feliz pelo reconhecimento dos saberes e dos fazeres tradicionais", pontuou.

Etapa nacional

A premiação nacional está marcada para 24 de abril, quando acontece a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que será realizado entre os dias 23 e 26 do mesmo mês, em São Paulo/SP.

A lista dos vencedores de todas as categorias pode ser consultada no site da Seduc.