Oportunidades

Programa seleciona estudante de medicina ou biomedicina para participar de projeto científico

Os currículos poderão ser enviados até 28/02 e as entrevistas com os estudantes pré-selecionados ocorre no início de março.

O PPSUS-TO gerido pela Fapt oferta vaga de estagio de medicina a fim de participar de projeto cientifico.
Foto: Georgya Laranjeira/Gov. TO

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS/TO) vai selecionar um estudante de medicina ou biomedicina para vaga de bolsista no projeto “Efetividade da marcação combinada de p16 e ki67 na referência de mulheres com citologia ASC-US ou LSIL  para colposcopia”, coordenado pela professora, Doutoranda em Saúde da Mulher, Jucimária Dantas Galvão. Os interessados devem enviar os currículos até 28/02, pelo e-mail: jucydg@uft.edu.br. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) incentiva a participação de acadêmicos para promoção e desenvolvimento de estudos científicos no Estado.

Para participar o acadêmico precisa ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; estar no 7º ou 8º período da graduação; saber utilizar os programas ACCESS, Power Point, Excel e Word; estar inscrito ou ter concluído o curso aplicado às boas práticas em pesquisa clínicas e ter conhecimento dos fluxos de atendimento e seguimento de casos, de acordo com as diretrizes brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. O projeto precisa que o estudante tenha disponibilidade de 20 horas semanais, incluindo os sábados, além de possuir flexibilidade para viagens. 

O bolsista que for selecionado irá contribuir por 12 meses ininterruptos no projeto, com a coleta de dados e amostras biológicas, oferecer auxílio nos procedimentos laboratoriais e digitação dos resultados, ajudar na elaboração de artigos, além de participar de eventos de divulgação científica, participar do processo de recrutamento e aplicação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e questionários às participantes da pesquisa e reuniões presenciais e online.   

Conceito PPSUS

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos Estados que promove o desenvolvimento científico e tecnológico. É uma iniciativa inovadora que adota um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Os objetivos do PPSUS são: financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira, promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais, reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a equidade.

 Administração do PPSUS

O trabalho do PPSUS integra os seguintes atores: o Ministério da Saúde que atua como Coordenador Nacional do Programa, o CNPq como gerenciador técnico administrativo e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados como agentes executores em suas regiões. As Secretarias de Estado da Saúde participam das etapas operacionais e das linhas prioritárias definidas em oficinas até os Seminários de acompanhamento e Avaliação dos resultados. Os pesquisadores realizam estudos e produzem relatórios com os resultados para subsidiar a tomada de decisão do gestor de saúde.

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PPSUS

Data das inscrições: até 28/02/21

Contato: jucydg@uft.edu.br

Data das entrevistas: 03/03 

Resultado final: 07/03 

Número de vaga: 01

Área: estudantes de medicina ou biomedicina a partir do 7º período