A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última sexta-feira, 24, o Dia D da campanha Outubro Rosa, com uma ampla programação voltada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. O evento foi realizado na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, ao lado da UBS Lago Azul, e reuniu centenas de mulheres em uma tarde de cuidados, acolhimento e informação.
Durante a ação, o público teve acesso a exames de mamografia realizados na carreta do Hospital de Amor, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e atendimentos odontológicos no Odontomóvel. Além disso, foram promovidas atividades educativas, atendimentos de nutrição e um animado aulão de zumba, tornando o momento leve, participativo e informativo.
Cuidado e valorização da mulher
A secretária municipal da Saúde, Dênia Rodrigues, destacou a importância da mobilização como uma ferramenta de cuidado e fortalecimento da saúde da mulher.
“É um momento de acolhimento e valorização da mulher araguainense, destacando a importância da prevenção e do autocuidado. Com o apoio do Hospital de Amor, realizamos exames de mamografia e PCCU, que são o foco da nossa campanha. Temos observado um aumento significativo na procura por esses exames nos últimos anos, resultado das ações contínuas de conscientização que vêm sendo fortalecidas em Araguaína”, explicou Dênia.
A secretária reforçou ainda que o aumento da realização de exames tem contribuído para a redução dos índices de câncer entre as mulheres do município, graças à detecção precoce e ao acompanhamento oferecido pela rede municipal.
“O Outubro Rosa é um lembrete de que o cuidado com a saúde deve ser constante. O diagnóstico precoce salva vidas, e é isso que queremos garantir para cada mulher de Araguaína”, conclui Dênia Rodrigues.
Entre as participantes do evento, a merendeira Edvânia Moura destacou o quanto iniciativas como essa facilitam o acesso à prevenção e incentivam outras mulheres a se cuidarem.
“Essas ações são de muita importância para nós mulheres. Às vezes a gente deixa o tempo passar, e é bom ter uma oportunidade assim, perto da gente, com mais facilidade. Já fiz o exame duas vezes e aproveitei para repetir agora, porque havia um tempo que não fazia. Quero dizer para as mulheres não fazerem igual a mim, não deixar passar. Se prevenir é o melhor caminho”, contou.
Edvânia também elogiou o atendimento e a estrutura do evento, ressaltando o impacto positivo de levar os serviços para perto da comunidade. “É muito bom ver a Prefeitura trazendo esse cuidado pra gente. Tem muita mulher que não teria como ir longe pra fazer o exame, e aqui ficou muito mais fácil”, completou.
Compromisso que segue o ano todo
As ações do Outubro Rosa seguem até o fim do mês, mas o trabalho de prevenção e promoção da saúde da mulher é contínuo em Araguaína. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município são oferecidos exames preventivos gratuitos, como a coleta do Papanicolau, exame clínico das mamas, encaminhamentos para mamografia, palestras educativas e consultas de rastreio voltadas à detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.
O município também conta com o Instituto de Prevenção de Araguaína, conhecido como Clínica da Mulher, criado especialmente para oferecer suporte à prevenção desses tipos de câncer. Localizada na Rua das Colinas, nº 76, Vila Norte, a unidade tem capacidade para atender até 100 pacientes por dia, com a oferta de 50 mamografias e 50 exames de Papanicolau.
A equipe multiprofissional inclui médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos.
Os exames podem ser agendados presencialmente, pelo telefone (63) 3413-6000, ou via encaminhamento da UBS de referência.
Prevenir é o melhor cuidado
A mamografia é recomendada uma vez por ano para mulheres entre 40 e 49 anos, e a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Já o Papanicolau deve ser realizado por todas as mulheres entre 25 e 64 anos, sendo fundamental para detectar precocemente alterações que podem levar ao câncer de colo do útero.



