Rhenan Cauê recebeu certificado de Honra ao Mérito da Seduc
Foto: Marcio Vieira / Gov. TO

O estudante Rhenan Cauê Barbosa Batista tem se destacado em mídia nacional por conta de seu engajamento em projetos na comunidade escolar do município de Araguatins, localizado na região do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins. Ele estuda no Colégio Estadual Osvaldo Franco e é idealizador do projeto de revitalização do Córrego Brejinho, afluente do rio Araguaia, um dos mais importantes do Estado. 

O projeto, que conta com o apoio da escola e de profissionais ligados à área de proteção ambiental, proporcionou ao jovem de 13 anos representar o Tocantins na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Sumaré – SP, em maio deste ano. À época, o projeto de revitalização foi um dos selecionados, entre diversas iniciativas empreendedoras de todo o Brasil, para participar do Painel Jovens Transformadores Ashoka – ONG internacional de empreendedores sociais, o que chamou a atenção de grandes veículos de imprensa.

Ainda no mês de maio, durante a Conferência, a reportagem do Jornal Nacional, do Grupo Globo de Televisão, entrevistou o estudante para a produção de matéria veiculada no maior telejornal do País. O material foi exibido no dia 18 de maio e provocou uma grande reação positiva, principalmente na professora Ana Cláudia, mãe de Rhenan.

“É um orgulho ver a evolução do Rhenan no decorrer do projeto, além de ser uma experiência maravilhosa para o desenvolvimento tanto pessoal como intelectual. Essa repercussão na mídia nacional mostra para todos os alunos e professores que é possível desenvolver as habilidades das crianças através do ensino com projetos”, destacou, orgulhosa.

Além dessa matéria no JN, o projeto e a dedicação de Rhenan Cauê foram parar na versão on-line do maior jornal impresso do País, a Folha de S. Paulo. Em matéria assinada pela jornalista Patrícia Pamplona e publicada nesta sexta-feira, 12, o projeto de revitalização do córrego Brejinho ganhou grande destaque, bem como a nova proposta de Rhenan, o projeto Primavera X.

Para Rhenan, toda essa exposição em mídia nacional serviu para impulsionar as ações empreendedoras em outros jovens da comunidade escolar. “A partir do momento da veiculação na mídia nacional, o projeto ganhou dimensão e atraiu mais pessoas interessadas em conhecer e participar do projeto. Mais jovens viram que é possível transformar sua realidade e fazer um mundo melhor”, destacou o estudante.

Empreender socialmente é buscar formas inovadores de mudar a realidade das pessoas no local onde vivem. Para Rhenan Cauê, assumir esse protagonismo significa compartilhar a experiência e desenvolver em outros jovens a consciência de que é possível melhorar, mesmo a partir de pequenos gestos. “Para mim, a importância de se tornar um protagonista é ser exemplo para outros jovens e mostrar a eles que, se têm uma ideia, ou está insatisfeito com sua realidade, ele é capaz de mudá-la apenas com pequenas ações”, concluiu.