Jantar em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, em Xambioá
Foto: Divulgação

As mulheres são maioria entre as pessoas que começam novas empresas no Brasil. Por outro lado, elas enfrentam muito mais obstáculos para se destacar nos negócios do que os empresários homens, segundo revelou uma pesquisa do portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios.  Como forma de driblar essa desigualdade, um grupo de mulheres idealizou um projeto envolvendo as empreendedoras de Xambioá, norte do Tocantins.

A ideia do grupo é promover o debate sobre o empreendedorismo feminino, divulgar produtos e serviços, além de incentivar as mulheres empreendedoras da cidade a tocarem seus negócios.

O grupo começou pequeno, com apenas 20 mulheres. Agora já são 150 empreendedoras de Xambioá.

Ao longo do mês de novembro, elas colocaram o projeto em prática, organizaram eventos de formação e promoveram uma exposição no Mercado Municipal  no último dia 29.  

Exposição realizada pelo grupo em Xambioá

Nathalia Cardoso Santos, uma das organizadoras, relatou contente sobre os primeiros resultados do projeto. De início, as empreendedoras participaram de uma palestra sobre empreendedorismo realizada no dia 1º de novembro.

A segunda etapa do projeto ocorreu em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino. Elas organizaram um jantar especial, com direito a foto oficial e reuniram cerca de 100 participantes.

Já na terceira etapa, as empreendedoras realizaram uma exposição no mercado da cidade. A feira contou com 50 stands, onde as empreendedoras tiveram oportunidade de expor joias, artesanatos e demais produtos ofertados em suas lojas.  As fotos foram divulgadas no perfil do Instagram do projeto @empreendedorismo_feminino_123

Esse projeto é muito importante para mostrar, porque tem muito empreendedora que as pessoas não conhecem. [Às vezes o cliente] busca fora da cidade, sendo que aqui temos [produtos] para oferecer. É importante para o crescimento das nossas empreendedoras. Disse Nathalia Cardoso Santos, uma das organizadoras.

Foi um grande passo. Hoje nós temos um grupo 150 empreendedoras que estão superanimadas. É um projeto que alavancou demais o trabalho delas. Pessoas que não conheciam, hoje conhecem, fazem encomendas. Aumentou as vendas. Foi maravilhoso para cada empreendedora. Finalizou Nathalia, adiantando que o grupo pretende fazer uma feira por mês no Mercado Municipal de Xambioá.